O Porto de Santos, maior complexo portuário do hemisfério sul, será alvo de um investimento de R$ 1,6 bilhão para ampliar sua capacidade de movimentação de cargas. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20) pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante missão oficial aos Emirados Árabes Unidos, em Dubai. A reunião com representantes da DP World, uma das principais operadoras de terminais privados portuários do Brasil, selou o acordo que visa aumentar a capacidade do porto paulista para 2,1 milhões de TEUs até 2028.
Esse valor se soma aos R$ 450 milhões já anunciados para o projeto, que prevê a ampliação do cais em 190 metros e uma série de melhorias estruturais e operacionais. Durante a cerimônia, o ministro destacou que o investimento reforça a modernização do setor portuário brasileiro e demonstra a confiança dos investidores no Brasil, além de promover uma maior eficiência na movimentação de cargas.
“Esses investimentos são fundamentais para aumentar a competitividade do Brasil no cenário global e promover uma infraestrutura mais moderna e eficiente no setor portuário”, afirmou o ministro. Costa Filho também aproveitou a viagem para conhecer o Porto de Jebel Ali, em Dubai, que é considerado um dos terminais mais modernos e eficientes do mundo.
Durante a visita, o ministro observou de perto o uso de tecnologias avançadas e sistemas de gestão que podem ser adaptados à realidade brasileira, destacando o sistema Boxbay, que aumenta a capacidade de movimentação de cargas de forma mais segura e eficiente.
A segunda fase do projeto de expansão, agora aprovada, prevê a construção de um novo píer de atracação, a ampliação da retroárea com a instalação de uma laje sobre estacas, além de melhorias nas áreas de inspeção, no gate de acesso e na infraestrutura voltada para cargas refrigeradas. A ampliação também incluirá a aquisição de novos equipamentos, como portêineres, RTGs e ITVs, que são essenciais para a operação de grandes navios e para otimizar o transporte interno de cargas dentro do porto.
Navios de grande porte
A expansão permitirá que o Porto de Santos receba navios de grande porte, como os New Panamax, com até 150.000 TPB (toneladas de porte bruto) e 366 metros de comprimento. A previsão é que as obras sejam concluídas até agosto de 2026, o que vai permitir um aumento substancial na capacidade de exportação de celulose e contêineres.
Para o ministro, a parceria com a DP World e a adoção de tecnologias sustentáveis são uma demonstração clara do compromisso do Brasil em reduzir emissões e adotar práticas mais ecológicas no setor portuário. A empresa já integra equipamentos modernos que atendem a padrões internacionais de eficiência energética, alinhando as operações do Porto de Santos à tendência global de sustentabilidade.
Silvio Costa Filho ressaltou que, além de transformar a infraestrutura do Porto de Santos, esses investimentos têm o potencial de colocar o Brasil como um hub logístico estratégico na América Latina. “Se tem um lugar que impressiona quem trabalha com logística, é o Porto de Jebel Ali. A gestão e as inovações que vimos lá têm o poder de transformar o Brasil em um modelo de eficiência na operação portuária”, concluiu o ministro.
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