Os juros elevados têm impactado diretamente o crédito de veículos, segundo a Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras (Anef). Com a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano, pelo Banco Central – o maior patamar desde 2016 – a modalidade de escoamento de vendas de caminhões e ônibus apresentou uma inversão no acumulado de janeiro a setembro de 2025.
Segundo a Anef, nos nove meses deste ano, as transportadoras, frotistas e os empresários que atuam no segmento de ônibus decidiram antecipar os pagamentos dos novos veículos para evitar um desembolso maior com a taxa de juros elevada do financiamento. Isso fez elevar de 25% para 41% a participação de compras à vista registradas pelos bancos de montadoras. O Finame seguiu em queda, de 31% para 19% de participação. O leasing aumentou 1% e o consórcio saltou de 4% para 7%.
Em 2024, no acumulado de janeiro a setembro, a comercialização à vista chegou a 23%. O Finame foi o que apresentou maior atratividade nas vendas de caminhões e ônibus, ao registrar aumento de 31% para 35% nos financiamentos realizados pelos bancos de montadoras. As vendas financiadas por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC) tiveram queda de 41% para 38% e o consórcio teve redução de 5% para 4%.
Nos nove meses deste ano, a inadimplência acima de 90 dias na modalidade CDC para pessoa física cresceu para 6,7%. Até setembro de 2024, estava em 5,5%. Entre pessoas jurídicas, subiu de 2,9% para 3,2%. “Embora a inadimplência e os juros elevados continuem pressionando o crédito, o mercado começa a enxergar sinais de estabilização”, afirma Enilson Sales, presidente da Anef. “A manutenção das taxas em patamar alto pode indicar que o pior já passou e que os próximos meses trarão um ambiente mais previsível.”
Recursos liberados
Com os juros elevados pressionando o crédito, os recursos liberados pelos bancos de montadoras para o financiamento de veículos tiveram um pequeno crescimento nos nove meses deste ano. Segundo a Anef, o montante disponibilizado totalizou R$ 202,3 bilhões, pouco mais de 1% superior aos R$ 200,09 bilhões concedidos no mesmo período do ano passado.
A Anef destaca que, no terceiro trimestre de 2024, o valor disponibilizado pelos bancos de montadoras foi 32,2% maior do que no mesmo período de 2023, quando totalizou R$ 151,3 bilhões.
Embora o CDC continue sendo a modalidade mais procurada, respondendo por quase a totalidade dos recursos (R$ 200,8 bilhões), foi o leasing que apresentou maior elevação no total de recursos liberados. Nesses nove meses, o leasing cresceu 42,3%, passando de R$ 1 milhão em 2024 para R$ 1,5 milhão em 2025.
O saldo total da carteira está em R$ 525,2 bilhões, correspondendo a um aumento de 13,2% em relação ao mesmo período do ano passado, quando atingiu, em setembro, R$ 470,6 bilhões.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



