A Latam Airlines prepara para 2026 um dos movimentos mais ambiciosos de sua trajetória recente no Brasil, combinando uma expansão acelerada da malha aérea, reforço das operações internacionais e um salto tecnológico no negócio de carga — área que vem ganhando relevância estratégica graças ao avanço estrutural do e-commerce. A companhia deve encerrar o próximo ano atendendo 63 aeroportos brasileiros, quatro a mais que hoje, além de inaugurar rotas inéditas para Amsterdã, Bruxelas e Cidade do Cabo, consolidando o país como o principal hub da holding na América Latina.
No mercado doméstico, a expansão contemplará novos voos para Uberaba (MG), Juiz de Fora (MG), Caldas Novas (GO) e Campina Grande (PB), todos operados com aeronaves da família Airbus A320. “O foco na eficiência e no cliente frequente é o que nos permite seguir investindo com critério em mercados sustentáveis”, afirma Jerome Cadier, CEO da Latam Brasil. Segundo ele, cada nova rota passou por análise detalhada de demanda e rentabilidade, alinhando crescimento e continuidade operacional.
Se no segmento de passageiros o plano é ampliar conectividade, na carga os investimentos miram maior eficiência e inteligência na operação. Um dos movimentos mais significativos ocorreu no hub de Guarulhos, onde a Latam Cargo Brasil instalou um sistema automatizado de sorterização — o primeiro de toda a holding. O equipamento, que faz classificação automática dos volumes, aumenta de forma relevante a velocidade, a precisão e a rastreabilidade das encomendas, com leitura de peso, cubagem e destino em tempo real. Com isso, a capacidade de processamento diário da companhia pode chegar a 72 mil pacotes por dia apenas no segmento de e-commerce.
Para Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil, o investimento consolida a empresa como parceira estratégica dos grandes operadores logísticos do país. “O novo sorter é um marco na nossa jornada de inovação, trazendo eficiência e inteligência para a operação e reforçando nosso papel no ecossistema do e-commerce”, afirma.
Avanço do lucro líquido no terceiro trimestre
Os avanços operacionais ajudam a explicar o desempenho financeiro positivo do terceiro trimestre de 2025. O grupo registrou lucro líquido de US$ 379 milhões, alta de 25,8% em relação ao mesmo período de 2024. O resultado foi impulsionado pela forte demanda nos voos domésticos da operação brasileira — que ganhou seis novas rotas no período — e pelo desempenho consistente dos mercados internacionais. Ao todo, a Latam transportou 22,9 milhões de passageiros entre julho e setembro.
A receita operacional totalizou US$ 3,856 bilhões, um crescimento de 17,3% na comparação anual, com destaque para a alta de 18,5% nas receitas de passageiros e de 6,3% nas de carga. O grupo também elevou sua capacidade consolidada em 9,3% e manteve o fator de ocupação em 85,4%, ligeiramente acima do registrado no terceiro trimestre de 2024. O EBITDAR ajustado atingiu US$ 1,150 bilhão.
O CFO Ricardo Bottas destaca que os números refletem disciplina financeira e consistência operacional. “A força da proposta de valor da Latam e o foco permanente no cliente nos permitiram crescer de forma sustentável e ampliar as oportunidades de conectividade na região”, afirma. Com os resultados, a empresa revisou para cima o guidance para o ano, elevando a projeção do EBITDAR ajustado para a faixa entre US$ 4,0 bilhões e US$ 4,1 bilhões.
A estrutura de capital segue sólida: o fluxo de caixa operacional ajustado somou US$ 859 milhões no trimestre, contribuindo para uma liquidez total de US$ 3,6 bilhões. O endividamento líquido ajustado permanece em 1,5 vez e, após o cancelamento de 5% das ações em tesouraria, o grupo passou a contar com 574,2 bilhões de papéis em circulação.
O avanço nos indicadores financeiros e operacionais é acompanhado por investimentos na experiência do cliente, outro eixo central da estratégia da Latam. A companhia foi reconhecida pela quarta vez consecutiva com o título de “Companhia Aérea Global Cinco Estrelas” no ranking APEX 2026 e continua a modernizar seus produtos premium, incluindo o lançamento do Signature Lounge em Lima e a futura implementação da cabine Premium Comfort, prevista para 2027.
Ao mesmo tempo, o grupo reforça sua estrutura de frota regional com o acordo para aquisição de até 74 aeronaves Embraer E195-E2, cujas primeiras entregas estão programadas para o fim de 2026. Os novos jatos ampliarão a conectividade em mercados regionais de médio potencial, inicialmente na operação brasileira.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



