JSL cria unidade de intralogística e mira avanço em mercado de R$ 300 bilhões

A Intralog reunirá serviços como armazenagem, expedição, picking, transporte interno e gestão operacional, combinando tecnologia, automação e inteligência de dados

Redação

A JSL anunciou a criação da Intralog, nova unidade de negócio dedicada a consolidar todas as operações de intralogística e armazenagem da companhia. A área nasce com escala nacional, em um momento de expansão acelerada da demanda por soluções integradas dentro de centros de distribuição e plantas industriais.

A Intralog reunirá serviços como armazenagem, expedição, picking, transporte interno e gestão operacional, combinando tecnologia, automação e inteligência de dados. A consolidação, segundo a empresa, permitirá ampliar a eficiência das operações dos clientes e entregar serviços mais customizados, com ganhos de produtividade e redução de custos.

“A atuação integrada de tecnologia e expertise operacional tem como objetivo gerar ganhos expressivos de produtividade e melhoria contínua dos processos internos dos clientes”, afirma Guilherme Sampaio, CFO da JSL.

A nova unidade opera com presença nacional em 14 estados, 65 centros de distribuição e mais de 2 milhões de metros quadrados de áreas operacionais, além de 15 mil colaboradores diretos. A estrutura já nasce com números robustos: receita anualizada de R$ 2,4 bilhões — avanço de 20% em relação a 2024 —, margem EBITDA de 22,8% e R$ 2,8 bilhões em novos contratos fechados nos últimos 12 meses, dos quais 56% são operações de cross-selling.

O mercado potencial de intralogística no Brasil é estimado em cerca de R$ 300 bilhões ao ano. A JSL aposta que a escala, combinada a sistemas integrados de ERP, WMS, TMS e ferramentas preditivas, além de soluções automatizadas de movimentação, reforça sua capacidade de capturar crescimento em 12 setores econômicos, entre eles automotivo, bens de consumo, bebidas, telecomunicações, aeroportuário, varejo, papel e celulose, químico e setor público.

Mais da metade dos contratos atuais da Intralog têm origem em cross-selling, o que, segundo a companhia, demonstra o potencial de expansão dentro da própria base de clientes.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também