De Pequim (China)* — A Foton vai ampliar sua presença no mercado brasileiro de caminhões elétricos com o lançamento do e-Aumark, previsto para chegar ao país nos próximos meses nas versões de 6,9 e 12 toneladas de PBT. A informação foi confirmada com exclusividade ao portal Transporte Moderno por Fábio Pontes, diretor de operações da Foton Brasil, durante a Conferência Global de Parceiros 2026, intitulada “Drive To Great”, em Pequim, na China.
Segundo o executivo, o novo modelo marca a expansão da linha Aumark no Brasil e acompanha o movimento global da montadora de fortalecer a oferta de veículos de zero emissão. “O veículo chega para inovar a tecnologia da marca Aumark no país”, afirmou Pontes, durante a conferência anual da companhia em Pequim.
O e-Aumark será o segundo caminhão elétrico da Foton no mercado brasileiro, após a introdução do semileve iBlue em 2024. Com PBT de 6 toneladas e autonomia de 200 quilômetros, o iBlue vem conquistando espaço em operações de distribuição de curta distância e já é utilizado por transportadoras e empresas com forte presença no varejo e no e-commerce.
A nova versão elétrica da linha Aumark será integrada ao portfólio atual da marca — hoje composto por modelos leves e médios a diesel — e utilizará plataformas e componentes globais da Foton. O veículo foi projetado para aplicações urbanas, com entre-eixos entre 2,8 e 3,36 metros e dimensões próximas a seis metros de comprimento, atendendo aos requisitos ambientais e às demandas de empresas que buscam reduzir emissões em frotas de distribuição.
Expansão industrial no Brasil
O lançamento ocorre em um momento de aceleração da operação brasileira da Foton. Desde abril, os caminhões da marca passaram a ser montados no parque industrial da Agrale, em Caxias do Sul (RS). A companhia agora prepara uma ampliação significativa da linha de montagem, que deve subir da atual média de três a quatro unidades por dia para sete em 2025. A previsão é atingir 14 caminhões diários até o fim de 2026, elevando a capacidade anual para cerca de 3.640 veículos.
O plano inclui a duplicação da estrutura atual, com a criação de duas linhas independentes — uma dedicada aos modelos leves e outra aos médios — para aumentar eficiência e permitir a incorporação de novos produtos. “Com a nova estrutura, conseguimos separar processos, otimizar o fluxo e ampliar a produtividade”, explica Pontes.
Com o reforço industrial e a chegada do e-Aumark, a Foton pretende acelerar a expansão do portfólio no país, que hoje inclui o semileve Aumark, o semipesado Auman, a picape híbrida Tunland e o elétrico iBlue. A empresa aposta que a nova versão eletrificada da linha Aumark ajude a consolidar sua presença no mercado de veículos comerciais de baixa emissão.
* A jornalista viajou a convite da Foton.
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