Brasília (DF) * – A Gollog reforça sua malha aérea no pico anual de demanda do e-commerce com a incorporação de um Boeing 737-800 convertido, que passa a atuar como cargueiro de backup na operação do Mercado Livre. A chegada da aeronave ocorre no momento em que a parceria entre as duas empresas sustenta métricas agressivas de entrega: 70% das encomendas urgentes chegam em menos de 24 horas e 80% em até 48 horas.
A nova aeronave, antes utilizada no transporte de passageiros, passa a integrar o plano de contingência que garante a entrega dentro dos prazos prometidos ao consumidor — requisito inegociável no e-commerce.
Com capacidade para 23 toneladas distribuídas em 11 lâminas (posições), o cargueiro foi configurado para operar como spare no período mais crítico da malha, entre 4h e 7h da manhã. É a chamada prime hour, janela em que a logística aérea se torna o elo decisivo da promessa de entrega.
“A estratégia de ter uma aeronave como backup funciona como um plano de contingência para garantir que todos os pacotes já vendidos sejam entregues no prazo prometido. E, para o e-commerce, essa garantia é primordial”, afirma a diretora da Gollog, Patrícia Bello.
A aeronave permanecerá dedicada diariamente ao Mercado Livre nesse intervalo. Fora dele, poderá atender outros clientes, desde que retorne ao aeroporto de Guarulhos (SP) a tempo da prime hour. “Na configuração do Mercado Livre, é sempre operação doméstica, mas podemos avaliar eventualmente um fretamento internacional de curta distância. O importante é que a aeronave esteja de volta para cumprir sua função no horário crítico”, explica Patrícia.
Expansão da carga aérea no e-commerce
Desde 2022, Gollog e Mercado Livre mantêm uma parceria logística considerada uma das mais relevantes do setor, refletida nos resultados recentes da companhia aérea. “Fechamos o terceiro trimestre com quase 16% de crescimento em relação ao ano anterior. Crescemos junto com o Mercado Livre e também avançamos nas operações de passageiros, com o compartimento de carga. É um ano positivo”, afirma a diretora.
Patrícia observa um ambiente mais competitivo no transporte aéreo expresso. “Vemos companhias menores, que não operam passageiros, entrando no mercado. Não são operações exatamente regulares, mas existe um aquecimento, principalmente no trecho Sudeste–Manaus, onde há grande urgência e necessidade de chegar mais rápido”, diz. Além do Mercado Livre, surgem outras plataformas de comércio eletrônico — menores, mas com interesse crescente no modal.
A chegada do novo cargueiro também abre espaço para testar novas rotas e produtos. A executiva cita segmentos que necessitam resposta imediata ou são muito sensíveis a eventos externos, e que podem se beneficiar de um equipamento com disponibilidade rápida.
Outro estudo em curso envolve rotas estratégicas para o Norte do país. A malha de passageiros não supre integralmente a demanda para destinos como Manaus (AM), Belém (PA), Porto Velho (RO) e Boa Vista (RR), enquanto o modal rodoviário é pouco competitivo pela distância.
“Existe um desequilíbrio entre demanda e capacidade. Podemos testar uma configuração casada: subir cargas onde há excesso de demanda e descer com cargas spot. Hoje, a capacidade no compartimento de passageiros não é suficiente”, afirma.
Capilaridade e e-commerce no centro da estratégia
A Gollog opera hoje com mais de 4 mil cidades atendidas, 116 franqueados e 123 unidades, sendo 60 terminais de carga e 63 lojas físicas. O modelo prevê que cada unidade tenha estrutura própria de coleta e entrega, o que dispensa o envio ao aeroporto. Segundo Patrícia, essa é uma tendência no B2B, especialmente em cargas fechadas e operações de lotação.
O e-commerce representa entre 55% e 60% do volume total operado pela companhia. Questionada sobre um eventual conflito ao atender outros marketplaces, ela é direta: “Na operação dedicada, nossa parceria é com o Mercado Livre. Mas temos um produto próprio de e-commerce, no qual atendemos outras plataformas”.
Uma nova fase dentro do Grupo Abra
Patrícia destaca que a expansão reflete um movimento de transformação dentro da estrutura corporativa. “A Gollog faz parte de um ecossistema maior. Como parte da GOL, integramos o Grupo Abra, uma holding aérea criada em 2022 com a fusão da Gol e da Avianca. Nesse grupo, a unidade de negócios de carga vem ganhando relevância”, diz.
A executiva lembra que a operação, antes limitada ao porão das aeronaves de passageiros, atingiu outro patamar. “Passamos de uma operação restrita ao espaço nas aeronaves de passageiros para uma autônoma, com oito aeronaves dedicadas — agora nove com o novo cargueiro. Ele reforça a agilidade e a confiabilidade da operação com o Mercado Livre”, conclui.
*A repórter viajou a convite da Gollog
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