DAF atinge marca de 50 mil caminhões produzidos no Brasil; relembre a trajetória da montadora

A unidade comemorativa, um modelo XF 6×4 de 530 cv, foi entregue à TransJordano Transportes, uma das maiores transportadoras de combustíveis do país

Redação

A DAF Caminhões alcançou um marco histórico ao produzir o caminhão de número 50 mil na planta de Ponta Grossa (PR). A unidade comemorativa, um modelo XF 6×4 de 530 cv, foi entregue à TransJordano Transportes, uma das maiores transportadoras de combustíveis do país e cliente da marca desde 2022.

O veículo é equipado com motor PACCAR MX-13 e transmissão automatizada TraXon de 12 velocidades, conjunto projetado para maximizar torque e reduzir o consumo de combustível em operações severas. A cabine Space Cab na cor Ice White traz acabamento premium e foco no conforto do motorista.

A TransJordano, com sede em Paulínia (SP), movimenta mais de 1 milhão de metros a cúbicos de combustíveis por ano, realiza cerca de 35 mil carregamentos e percorre 20 milhões de quilômetros anualmente.

A chegada ao Brasil em 2011 marcou o início de um ciclo de investimentos da DAF, que construiu sua fábrica em Ponta Grossa em apenas dois anos. O terreno de 2,3 milhões de m² é hoje a maior área ocupada pelo Grupo PACCAR no mundo. Desde então, a empresa ampliou sua presença no mercado com os modelos XF105 e CF85, além da produção dos motores PACCAR MX a partir de 2015.

As versões nacionais dos reformulados XF e CF europeus foram lançadas em 2020 e 2021, com foco em eficiência, economia e conforto. O XF é vendido nas configurações 4×2, 6×2 e 6×4, voltado ao transporte rodoviário de longas distâncias. A linha CF inclui opções 4×2 e 6×2 rodoviárias, o off-road 6×4 e o rígido 8×2, além do motor PACCAR MX-11.

Novo ciclo de expansão

Agora, a DAF prepara um novo ciclo de expansão. Uma licença prévia concedida pelo Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná revelou os planos da empresa para construir uma fábrica de cabines e um novo setor de pintura no complexo industrial de Ponta Grossa. O projeto, batizado de “Ampliação Norte”, prevê novas linhas de armação, estruturas viárias e áreas de estacionamento.

A planta já passa por outras duas frentes de expansão: uma no setor sul, dedicada ao manuseio de materiais perigosos (Hazmat), e outra voltada ao aumento do prédio administrativo. A licença prévia não autoriza o início das obras, mas confirma a viabilidade ambiental e estabelece as condicionantes para as etapas seguintes. Procurada, a DAF não comentou a ampliação.

O projeto integra o plano de investimentos de R$ 950 milhões anunciado pela empresa em abril, com execução até 2029. O pacote prevê aumento da capacidade produtiva, modernização da fábrica, desenvolvimento de novos produtos e expansão da rede de concessionárias.

Na ocasião, a presidente da DAF Caminhões Brasil, Larisa Gambrell, afirmou que o aporte prepara a empresa para atender à demanda crescente no Brasil e na América Latina. “Esse investimento vai ampliar nossa capacidade de produção e fortalecer o desenvolvimento dos funcionários em todas as áreas”, disse.

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