Mercado de caminhões tem um mês de produção perdida

De janeiro a outubro, foram fabricados 108.792 veículos, queda de 7,3% sobre os dez meses de 2025. Os modelos pesados tiveram redução de 19,5% na produção, com 54.398 unidades, e de 20% nas vendas até outubro, segundo a Anfavea

Sonia Moraes

O mercado de caminhões já tem um mês de produção perdida com a queda nas vendas registradas no último trimestre de 2025, segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). “Esse é um alerta para as autoridades, que precisam olhar com lupa para o setor de caminhões”, disse Igor Calvet, presidente da Anfavea.

Calvet destacou que há seis meses vêm externando a preocupação e tentando agir para que o mercado de caminhões retome a estabilidade e volte a crescer. “Temos relatos das montadoras de caminhões de que haverá flexibilização da jornada de trabalho, implantação do lay off e férias coletivas. Não queremos dar notícias de desligamento, mas o momento é de muita tensão e precisamos trabalhar juntos, as empresas do setor e o governo, e trazer medidas concretas para a retomada deste mercado.”

O presidente da Anfavea ressaltou que, embora a safra e o PIB estejam positivos neste ano, os juros impedem o crescimento do mercado de caminhões. “Temos crédito aumentando, mas não temos conseguido vender os caminhões, sobretudo os pesados que representam 45% do mercado”, disse Calvet.

Emplacamentos

Em outubro, as vendas de caminhões apresentaram resultados estáveis, com 10.664 veículos emplacados, o que representou aumento de 8,8% sobre setembro deste ano (9.798 unidades). Mas na comparação com outubro do ano passado (12.218 unidades), houve uma queda de 12,7%. O acumulado de janeiro a outubro de 2025 fechou com redução de 8,3%, tendo 94.730 caminhões emplacados, enquanto nos dez meses de 2024 chegou a 103.316 unidades.

Do total vendido até outubro, 41.630 unidades são de modelos pesados, que tiveram queda de 20%, quando comparado com os 52.042 veículos comercializados no mesmo período do ano passado. De semipesados foram vendidas 30.462 unidades, de médios 10.525 e de leves 7.460. De semileves foram 4.653 unidades, com queda de 23,5% sobre igual período do ano passado (6.082 unidades).

No ranking de vendas de janeiro a outubro de 2025, a Volkswagen Caminhões e Ônibus manteve a liderança, com 25.022 caminhões emplacados, 4,9% abaixo do mesmo período do ano passado (26.321 unidades), e o segundo lugar ficou com a Mercedes-Benz, que teve 23.129 veículos comercializados no país, aumento de 10,4% em relação aos dez meses de 2024 (20.956 unidades).

A Volvo ficou em terceiro lugar com 16.880 veículos vendidos até outubro, 9,9% inferior ao mesmo período de 2024 (18.734 unidades), e a Scania em quarto com 11.169 veículos, 29,4% abaixo de janeiro e outubro de 2024 (15.882 unidades).

A Iveco, quinta colocada, comercializou 6.989 caminhões, redução de 2,9% sobre o mesmo período do ano passado (7.200 unidades) e a DAF, que está em sexto lugar, vendeu 6.374 caminhões, 20,8% a menos do que nos dez meses de 2024 (8.050 unidades).

Produção

A produção em outubro apresentou pequeno crescimento de 0,5% em relação a setembro, de 10.107 para 10.160 unidades. Mas, em relação a outubro do ano passado (14.792 unidades), a queda foi de 31,3%.

Nos dez meses de 2025, a produção teve queda de 7,3%, chegando a 108.792 unidades, ante os 117.403 veículos fabricados de janeiro a outubro de 2024. Foram 54.398 modelos pesados, com queda de 19,5%; 34.270 semipesados, 5.842 médios e 872 semileves. Os modelos leves tiveram redução de 10,6%, totalizando 13.410 unidades.

Exportações

As exportações de caminhões tiveram queda de 12,1% em outubro, somando 2.345 unidades, quando comparadas com setembro deste ano (2.669 unidades). Mas, em relação a outubro do ano passado (2.148 unidades), houve um crescimento de 9,2%, segundo a Anfavea.

Do total de caminhões exportados até outubro deste ano, 14.606 unidades são de modelos pesados, aumento de 82% sobre os dez meses de 2024 (8.024 unidades). Os demais modelos também tiveram aumento nos embarques. Foram 5.083 semipesados, 2.322 leves, 892 médios e 361 semileves.

Em CKD (veículos desmontados) foram exportados 6.408 veículos, redução de 5,94% sobre os 6.813 veículos exportados nos dez meses de 2024.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:

Veja também