A Latam Cargo Brasil instalou um sistema de sorterização automática (classificador de volumes) no seu principal hub de conexão, o Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Trata-se do primeiro equipamento desse tipo em toda a holding Latam, reforçando o posicionamento da companhia como parceira logística estratégica para o e-commerce no Brasil. A tecnologia aumenta significativamente a velocidade, precisão e rastreabilidade no fluxo de encomendas, com dados de peso e cubagem em tempo real e classificação automatizada por destino. Com isso, a capacidade de processamento diário da Latam pode chegar a 72 mil pacotes dia para esse segmento.
“Os investimentos realizados refletem a nossa evolução em inovação e automação, oferecendo soluções logísticas cada vez mais ágeis, precisas e confiáveis aos nossos clientes. A chegada do novo sorter é mais um marco nessa jornada, trazendo eficiência e inteligência para a operação e consolidando a Latam Cargo como parceira logística do e-commerce no Brasil”, afirma Otávio Meneguette, diretor da Latam Cargo Brasil
TECNOLOGIA A SERVIÇO DA EFICIÊNCIA
O novo sorter é capaz de classificar e roteirizar até 3 mil pacotes por hora. O sistema conta com:
- Leitura automatizada de códigos de barras e QR Codes;
- Dimensionamento a laser e balança integrada para cálculo de peso e cubagem;
- Até 24 saídas automáticas;
- Integração completa aos sistemas operacionais da Latam Cargo, garantindo rastreabilidade e precificação precisa em tempo real.
O investimento integra um plano de R$ 10 milhões aplicados nos últimos três anos para ampliar e modernizar as operações de carga doméstica da companhia em Guarulhos — o principal hub logístico da Latam no Brasil.
E-COMMERCE EM EXPANSÃO E RESULTADOS TANGÍVEIS
Nos últimos três anos, a LATAM Cargo aumentou em 50% a capacidade de seu hub em Guarulhos, que agora conta com mais de 2,9 mil m² dedicados ao e-commerce. Entre as iniciativas recentes, destacam-se:
- Novo portfólio doméstico, incluindo o serviço éFácil, voltado a entregas rápidas de pequenos pacotes em milhares de cidades;
- Parceria estratégica com a Amazon, atendendo 19 estados das regiões Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e o Distrito Federal;
- Expansão da malha e integração entre aviões cargueiros e de passageiros.
Como resultado, 70% das encomendas originadas nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos chegaram aos clientes finais em até 48 horas no primeiro semestre de 2025 — mais que o dobro do desempenho de 2024.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
- Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
- Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



