De Pequim (China)* — A montadora chinesa de veículos comerciais Foton Motor realizou nos dias 9 e 10 de novembro a Conferência Global de Parceiros 2026, intitulada “Drive To Great”, em Pequim. O evento reuniu aproximadamente 2 mil participantes de 140 países, entre executivos da companhia, clientes, fornecedores, concessionários e representantes de governos, com o objetivo de apresentar a atualização estratégica da empresa e consolidar seu ecossistema global rumo a se tornar uma fabricante de veículos comerciais de classe mundial.
O presidente da Foton, Chang Rui, apresentou o Relatório de Estratégia Global, detalhando metas ambiciosas: até 2030, mais de 50% das vendas serão de veículos movidos a novas energias, e as exportações anuais deverão superar 300 mil unidades. A expansão global prevê a construção de mais de 10 bases industriais nos próximos cinco anos em países estratégicos, incluindo Brasil, África do Sul, Tailândia, Indonésia, México, Arábia Saudita e União Europeia.
O Brasil se destaca como pilar estratégico na internacionalização da Foton e poderá servir como hub de exportação para mercados vizinhos. Segundo o representante da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), Victor Queiros, a unidade contribui para adaptação de produtos às demandas locais, geração de empregos, fortalecimento do pós-venda e serviços de frota, além de estar alinhada aos programas brasileiros de tecnologia verde e veículos de novas energias.
Atualmente, a Foton comercializa no Brasil o semileve Aumark (3,5 toneladas), o semipesado Auman (17 toneladas), a picape híbrida Tunland (com motorização diesel e elétrica) e o caminhão elétrico iBlue, com capacidade de carga de até 6 toneladas.
Segundo Fábio Pontes, diretor de operações da Foton Brasil, a marca desenvolve uma linha completa de veículos comerciais, capaz de atender a diferentes segmentos em qualquer mercado do mundo, e que dedica esforços especiais para fortalecer sua atuação internacional. “O Brasil é estratégico porque, na América Latina, é a única operação direta da empresa, o que traz força para nós e para o mercado nacional”, afirmou o executivo.
O plano global da Foton, detalhou Pontes, inclui o desenvolvimento de veículos com baixas emissões, novas energias como elétrica e a gás, e a construção de um ecossistema que beneficie concessionários e clientes. Entre as iniciativas, estão a otimização de processos financeiros, suporte contínuo aos parceiros e a consolidação de uma rede eficiente de distribuição de peças e serviços pelo país.
“Estamos criando condições para prestar um bom serviço aos nossos concessionários e clientes, além de ter uma cadeia efetiva de distribuição de parques expressos no Brasil”, acrescentou.
Na África do Sul, outro mercado emergente estratégico, a Foton também avançou. Conforme Mogamat Mahdi Bashadi, encarregado de negócios da Embaixada sul-africana na China, a fábrica local representa um dos investimentos mais importantes do setor automotivo nos últimos 40 anos.
Em setembro de 2025, a primeira picape montada localmente saiu da linha de produção, tornando a Foton a primeira marca chinesa a produzir CKD no país e consolidando a África do Sul como hub regional de manufatura, com apoio do governo em peças locais, veículos elétricos, transferência de tecnologia e comércio regional.
Meta de exportar 200 mil veículos
A conferência também destacou inovações tecnológicas e novos produtos. O vice-presidente executivo Lu Zhenghua afirmou que a indústria chinesa de veículos comerciais está evoluindo para líder global em tecnologia, com rápida adoção de novas energias e múltiplas rotas energéticas coexistindo.
A Foton investe em veículos elétricos, híbridos e hidrogênio, além de tecnologias de direção inteligente, como navegação HWP e cabine inteligente com IA, funcionando como “plataforma de produtividade móvel”.
O vice-presidente de negócios e presidente da divisão internacional, Fu Jun, detalhou o Plano de Negócios Exteriores 2026, com meta de exportar 200 mil veículos, incluindo crescimento de mais de 70% em caminhões pesados, 100% em ônibus e expansão contínua de veículos comerciais leves. A Foton prevê oito mercados com produção acima de 10 mil unidades cada, reforçando industrialização, inovação de marketing e lançamento de novos produtos de novas energias.
A jornalista viajou a convite da Foton*
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



