A ZF celebra a produção de um milhão do EPB (Electric Parking Brake) em sua fábrica de Limeira (SP). O início da nacionalização deste componente ocorreu em 2022 e faz parte da estratégia da empresa de produzir tecnologias no mercado brasileiro.
O EPB da ZF encontra aplicação em caminhões leves e nos modelos SUV e veículos de outros segmentos, como sedãs e hatchbacks. “Produzir um milhão de unidades em tão pouco tempo confirma a assertividade da nossa decisão estratégica e eficiência operacional. Essa conquista é reflexo do comprometimento das nossas equipes e da confiança dos nossos clientes”, afirma Carlos Becker, vice-presidente de soluções para chassis da ZF América do Sul. Ele ressalta que a empresa está pronta para ampliar ainda mais a presença dessa tecnologia no mercado regional.
O EPB da ZF é o mais compacto do mercado, com alta densidade de potência e integração inteligente com os demais sistemas do veículo. Ele também está preparado para funções como o Hill Hold (assistente de partida em rampa) e o Drive Away Assist (Assistente de Partida), que oferecem segurança e comodidade adicionais ao condutor. A solução é totalmente automatizada e pode ser configurada conforme a lógica de segurança das montadoras, sendo considerada um passo fundamental rumo aos veículos autônomos.
“A linha de produção da ZF em Limeira é uma das mais modernas da companhia no mundo, seguindo os padrões da Indústria 4.0. Os processos são automatizados e digitalizados, com robôs colaborativos (Cobots) e sistemas de rastreabilidade e análise de dados em tempo real, garantindo qualidade, eficiência e escalabilidade ao volume crescente de produção”, revela Renato Orlando, diretor de operações de freios da ZF América do Sul. “A produção em Limeira está integrada com a unidade industrial da empresa em Engenheiro Coelho, interior de São Paulo, onde acontecem os processos de fundição e usinagem.”
De acordo com dados da Anfavea, o Brasil tem registrado aumento na adoção de tecnologias embarcadas, impulsionado por programas governamentais e pela busca por veículos mais seguros, eficientes e sustentáveis. Com maior demanda por conforto, conectividade e segurança nos veículos, desenha-se um cenário que impulsiona soluções como o EPB da ZF.
A ZF foi a primeira empresa do mundo a desenvolver o EPB para o eixo traseiro e se tornou líder global no fornecimento do sistema com mais de 250 milhões de unidades produzidas. A tecnologia automatiza a função do freio de estacionamento, substituindo a tradicional alavanca por um botão.
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