Rotas internacionais impulsionam crescimento da Azul Cargo em 2025

Volume transportado para o exterior cresce 25,4% nos nove primeiros meses do ano; Norte lidera recebimento de cargas domésticas

Redação

A Azul Cargo, unidade de logística da Azul Linhas Aéreas, registrou crescimento expressivo em suas operações internacionais nos primeiros nove meses de 2025, impulsionadas por rotas para os Estados Unidos e Portugal. Entre janeiro e setembro, a empresa transportou 29,1 mil toneladas de cargas para fora do país, alta de 25,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram embarcadas 23,2 mil toneladas.

Os três aeroportos que mais embarcaram cargas internacionais foram Viracopos (Campinas), Recife e Belém. Entre os destinos, se destacam Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal. No sentido inverso, os principais aeroportos de origem das importações foram Lisboa, Orlando e Orly, na França, com Viracopos, Recife e Confins (MG) como os principais pontos de recebimento no Brasil.

No mercado doméstico, a Azul Cargo manteve estabilidade, com leve crescimento de 1,6% no volume transportado. Entre janeiro e setembro, foram movimentadas 85,4 mil toneladas de cargas no país, ante 84 mil toneladas no mesmo período de 2024. A região Norte concentrou 32,4% do total, seguida pelo Sudeste (26,4%), Nordeste (26,3%), Centro-Oeste (9,5%) e Sul (5,4%). Viracopos foi o principal aeroporto de embarque doméstico, seguido por Manaus e Guarulhos, enquanto os destinos mais movimentados foram Manaus, Viracopos e Recife.

LEIA MAIS

HC Hornburg mira em produtos à pronta entrega e exportações para reduzir impactos da crise
Sem medo de investir, Buzin Transportes faz compra gigante de 200 caminhões na TranspoSul
TranspoSul 2025: Iveco vende mais de 50 S-Way e se aproxima de 7 mil unidades no país

Mais de 114 mil toneladas de carga

“Os números mostram que mantemos um equilíbrio entre as nossas operações nacionais e internacionais, o que nos dá a certeza de que temos uma estrutura logística eficiente para atender os diferentes mercados. Sabemos o desafio que é manter esse crescimento da Azul Cargo até o fim do ano e esse é um dos nossos objetivos”, afirmou Izabel Reis, diretora da Azul Cargo.

No total, a empresa transportou 114,5 mil toneladas de cargas entre os mercados nacional e internacional nos nove primeiros meses de 2025, consolidando sua posição como um dos principais players do setor de logística aérea no país.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também