Oito carreiras pouco conhecidas que movimentam a aviação no Brasil

No Centro de Controle de Operações (CCO) da LATAM Brasil, cerca de 310 funcionários coordenam quase 800 voos diários no país

Redação

Quando se pensa em carreira na aviação, os primeiros nomes que vêm à mente são piloto e comissário de bordo. Mas garantir que um avião decole e pouse com segurança envolve o trabalho de centenas de profissionais em funções nem sempre visíveis.

No Centro de Controle de Operações (CCO) da LATAM Brasil, cerca de 310 funcionários coordenam quase 800 voos diários no país. Entre eles, estão profissionais responsáveis pela execução das escalas de tripulantes, assegurando que cada voo tenha equipe completa e habilitada conforme a legislação; pela coordenação de voos, que aloca aeronaves, monitora eventos e contingências e minimiza impactos de mudanças inesperadas, como condições meteorológicas; e pela distribuição eletrônica, que garante a integridade e sincronização das informações de voos para áreas operacionais e clientes.

LEIA MAIS

HC Hornburg mira em produtos à pronta entrega e exportações para reduzir impactos da crise
Sem medo de investir, Buzin Transportes faz compra gigante de 200 caminhões na TranspoSul
TranspoSul 2025: Iveco vende mais de 50 S-Way e se aproxima de 7 mil unidades no país

As funções essenciais que garantem cada voo

Outras funções essenciais incluem a implementação do ciclo de On Time Performance (OTP), responsável por diagnosticar problemas de pontualidade e propor planos de ação com áreas internas e externas; e a Central de Proteção ao Cliente, que antecipa e minimiza impactos para passageiros afetados por imprevistos, oferecendo informações e soluções rápidas.

O CCO ainda conta com o apoio de áreas fundamentais para manter a operação fluida. A equipe de manutenção administra programas preventivos, corretivos e preditivos, monitorando continuamente a frota e garantindo que cada avião esteja pronto no local e horário corretos.

Os despachantes operacionais de voo planejam rotas seguras e eficientes, calculam combustível, equilibram cargas e acompanham os voos em tempo real, orientando a tripulação diante de mudanças. Já o serviço de bordo confere planos de alimentação, monitora fornecedores e ajusta entregas para garantir que cada voo esteja adequadamente abastecido.

Segundo Samuel Di Pietro, diretor do CCO, algumas habilidades são essenciais em todas as funções, incluindo comportamento seguro, capacidade analítica, agilidade, resiliência sob pressão e comunicação. “O CCO é o lugar onde decisões estratégicas são tomadas para toda a malha aérea. A integração entre áreas é fundamental, assim como flexibilidade e empatia”, afirma.

Além das habilidades técnicas, os profissionais do CCO precisam estar preparados para atuar em situações inesperadas e em horários variados, já que a operação aérea exige monitoramento constante. “Trabalhar no CCO é lidar com a imprevisibilidade todos os dias. É preciso pensar rápido, se adaptar e, ao mesmo tempo, garantir que o passageiro tenha a melhor experiência possível”, acrescenta Di Pietro.

Atualmente,a LATAM a empresa opera para 59 aeroportos no país e conecta o Brasil a 90 destinos internacionais, tendo adicionado 10 mil novos assentos semanais ao mercado internacional em 2025.

Para conferir vagas abertas, acesse a página da LATAM Trabalhe Conosco.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também