A portuguesa Mota-Engil Latam foi oficialmente confirmada como responsável pela construção do túnel imerso Santos–Guarujá, projeto que promete encerrar uma espera de mais de um século pela ligação seca entre as duas margens do estuário do Porto de Santos.
O Diário Oficial do Estado publicou na última quinta-feira (16) o encerramento do prazo de recursos contra o leilão que concedeu à empresa a implantação e a operação do sistema de interligação. O certame foi realizado em 5 de setembro, em São Paulo. Com o fim da fase recursal, a Mota-Engil está garantida como vencedora e poderá dar início aos trâmites para a assinatura do contrato e início das obras.
A Autoridade Portuária de Santos (APS) já disponibilizou uma sala em sua sede para a construtora e acompanhará o andamento dos trabalhos por meio do Comitê Regional Permanente de Monitoramento de Impactos Ambientais, criado pela própria APS.
O túnel é uma iniciativa do Governo Federal, por meio da APS, em parceria com o Governo de São Paulo, e deve receber R$ 6,8 bilhões em investimentos. O contrato será firmado no formato de parceria público-privada (PPP), com concessão de 30 anos. Após esse período, o ativo retornará à União e à APS.
A APS atua como interveniente no projeto, responsável por articular com a comunidade local, aprovar previamente ações e mitigar eventuais impactos regionais e operacionais. No dia 9 de outubro, representantes da estatal se reuniram com executivos da Mota-Engil e autoridades municipais de Santos e Guarujá para discutir o compartilhamento de informações, o acompanhamento da obra e os efeitos socioeconômicos previstos para a região.
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