ANTT defende estabilidade regulatória e integração logística como eixos do avanço ferroviário

Agen­cia destacou concessões, sustentabilidade e desafios da multimodalidade em fórum do setor

Redação

A defesa de estabilidade regulatória e de integração logística marcou a participação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) no IX Brasil nos Trilhos, realizado nos dias 1º e 2 de outubro em Brasília. O evento, promovido pela Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), reuniu autoridades públicas, empresários e especialistas para discutir o futuro do transporte ferroviário no país.

Na abertura, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, disse que a agenda regulatória da agência busca dar previsibilidade ao setor e ampliar sua competitividade. “O objetivo é tornar o transporte ferroviário cada vez mais competitivo, com foco na interoperabilidade, na integração e no usuário”, afirmou.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, reforçou o papel do planejamento e da regulação como base para a expansão do setor. “Investimentos em infraestrutura fortalecem a economia, geram empregos imediatos e aumentam a renda”, disse.

Renovação da FCA e concessão da EF-118

Entre os projetos destacados pela ANTT estão a renovação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e a concessão da EF-118, prevista para 2025. A agência também apontou redução consistente nos índices de acidentes ferroviários.

No painel “Rumo à COP-30: Ferrovias como Solução Climática”, o diretor Felipe Queiroz defendeu que ao menos 2% da receita operacional bruta das concessionárias sejam aplicados em descarbonização e adaptação da infraestrutura. “Sustentabilidade é tudo o que traz eficiência. Isso nos afasta da falsa dicotomia entre desenvolvimento e proteção ambiental”, disse.

Multimodalidade como desafio

A integração entre diferentes modais foi apontada como um dos principais entraves logísticos. “Pouco adianta termos uma ferrovia eficiente, uma rodovia duplicada e portos funcionando se não houver eficiência na conexão entre esses modais”, afirmou o diretor da ANTT Lucas Asfor.

O procurador-geral da ANTT, Rafael Fortunato, destacou a importância de segurança jurídica para a atração de investimentos. Já o gerente de Regulação Ferroviária, Fernando Feitosa, informou que todas as normas do setor estão sendo revistas à luz de padrões internacionais e do diálogo com operadores e usuários.

Para o presidente do Conselho da ANTF, Tufi Daher Filho, o setor ferroviário consolidou-se como estratégico para a economia brasileira. Segundo ele, mais de R$ 200 bilhões já foram investidos pelo setor privado desde a desestatização da malha.

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