VLI e Tereos realizam operação ferroviária de açúcar com compensação de carbono

Segundo as empresas, trata-se da primeira do país; A movimentação ocorreu entre o Terminal Integrador Guará, em São Paulo, e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista

Aline Feltrin

A VLI, empresa de soluções logísticas que atua em ferrovias, portos e terminais, e a Tereos, produtora de açúcar, etanol e energia, realizaram uma operação ferroviária de transporte de açúcar com compensação de carbono no Brasil.

Segundo as empresas, trata-se da primeira do país. A movimentação ocorreu em setembro, entre o Terminal Integrador Guará, em São Paulo, e o Terminal Integrador Portuário Luiz Antonio Mesquita (Tiplam), na Baixada Santista. As empresas agora vão avaliar os resultados da operação pioneira para definir próximos passos.

LEIA MAIS

Na contramão, Transportes Gabardo investe em 300 caminhões pesados e projeta crescer 30% em 2025
Vendas de caminhões novos caem em agosto e acumulam retração de 6,6% em 2025; veja o ranking
Indústria de implementos rodoviários já registra 1 mil demissões em 2025, diz presidente da Anfir

A VLI iniciou suas atividades no mercado de créditos de carbono em 2023 por meio do SemC (Sem Carbono), projeto desenvolvido em programas de intraempreendedorismo da companhia. A iniciativa permite que as operações ferroviárias sejam compensadas com base nas emissões registradas em documentos das concessionárias.

O transporte de açúcar entre VLI e Tereos já possui histórico de investimentos significativos. Em novembro de 2020, as empresas inauguraram armazéns no Tiplam e no Terminal Integrador de Guará, com aporte conjunto de R$ 205 milhões e capacidade para 240 mil toneladas. O Corredor Sudeste da VLI liga o Centro-Oeste ao Porto de Santos, facilitando o escoamento da produção.

Em 2025, a parceria bateu um recorde operacional com o embarque de 70 mil toneladas de açúcar VHP em um único navio com destino à China.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também