Caminhão elétrico da Mercedes-Benz percorre 476 km de SP a Curitiba sem recarga

Em maio, o mesmo modelo já havia sido testado em outro percurso, de 442 km, entre São Bernardo e São João de Meriti (RJ), pela Via Dutra

Redação

A Mercedes-Benz do Brasil voltou a colocar à prova o caminhão elétrico eActros 400, primeira geração, em um novo teste de longa distância. O veículo percorreu 476 km entre a fábrica da montadora em São Bernardo do Campo (SP) e o Posto Pelanda 27, em São José dos Pinhais (PR), na região metropolitana de Curitiba, sem necessidade de recarga intermediária.

O trajeto foi feito pela Rodovia Régis Bittencourt, com velocidade média de 60 km/h. Segundo a empresa, o caminhão chegou ao destino com 9% da bateria restante, após rodar com peso bruto total de 19,2 toneladas e carga líquida de 6,2 toneladas. A eficiência registrada foi de 0,85 kWh/km.

Em maio, o mesmo modelo já havia sido testado em outro percurso, de 442 km, entre São Bernardo e São João de Meriti (RJ), pela Via Dutra. Na ocasião, o eActros 400 completou o trajeto com 30% de bateria restante, velocidade média de 63 km/h e eficiência de 0,70 kWh/km.

Além dos ensaios próprios, a montadora conduz testes em operações reais de empresas como Braspress, Suzano, AGL, Marimex e Ypê. O objetivo é avaliar o desempenho dos modelos eActros 300 e 400, voltados ao transporte interurbano de cargas médias e pesadas, e do Fuso eCanter, caminhão leve elétrico da Daimler Truck.

Os testes fazem parte da estratégia da companhia de acelerar a transição para veículos comerciais de zero emissões no país. A Daimler Truck já possui 11 modelos elétricos em seu portfólio global.

Autonomia e aplicação

O eActros 400 conta com quatro conjuntos de baterias, cada um com 112 kWh, que podem garantir de 220 a 400 km de autonomia, dependendo da aplicação e da carga. O carregamento rápido pode ser feito em até 1h15. O modelo é indicado para aplicações como transporte de móveis, alimentos, bebidas, produtos de higiene, eletrodomésticos e logística entre centros de distribuição, fábricas e armazéns.

Entre os equipamentos de série estão sistemas de assistência à condução e segurança, como MirrorCam (que substitui retrovisores convencionais), assistente ativo de frenagem, alerta de fadiga, controle eletrônico de estabilidade e sensor de faixa de rolagem.

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