TranspoSul 2025 expõe gargalos do transporte rodoviário no RS

Feira em Porto Alegre reúne 22 mil visitantes, mais de 150 expositores e debate impacto de juros altos, custo do diesel e falta de motoristas no setor

Aline Feltrin

De Porto Alegre (RS)

A 24ª edição da TranspoSul, que acontece até sexta-feira no Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, pretende movimentar R$ 1,5 bilhão em negócios e receber mais de 22 mil visitantes. Apesar do otimismo dos organizadores, o encontro evidencia os gargalos históricos do transporte rodoviário de cargas, que concentra a maior parte da logística no Brasil.

Com mais de 150 expositores, 50 entidades parceiras e 40 mil metros quadrados de área de exposição, a feira apresenta lançamentos em veículos, autopeças, tecnologia e serviços, além de espaços temáticos como o HUB do Embarcador, Pit Stop Logístico, test drive e área de seminovos. O congresso paralelo reúne 70 palestrantes em mais de 100 horas de debates sobre ESG, gestão, inovação e inteligência artificial.

Clima de preocupação

Apesar da expectativa positiva, o clima nos corredores é de preocupação com a conjuntura econômica. “As altas taxas de juros comprometem o financiamento e travam a renovação de frota, algo vital para aumentar eficiência e reduzir emissões”, afirmou Delmar Albarello, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (Setcergs), entidade que organiza o evento.

O preço do diesel continua sendo outro obstáculo. Segundo dados da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), o modal rodoviário é o principal consumidor do combustível no país. Além disso, a infraestrutura precária eleva custos operacionais: estradas em mau estado aumentam o tempo de deslocamento e exigem mais manutenção dos veículos.

A falta de mão de obra qualificada também preocupa. No Brasil, o transporte rodoviário é um dos maiores empregadores, mas sofre com a dificuldade em atrair motoristas para rotas de longa distância. “O setor é altamente empregador, mas enfrenta escassez de profissionais dispostos a encarar jornadas extensas e insegurança nas estradas”, disse Albarello.

RS tem 18 mil transportadoras

No Rio Grande do Sul, o setor é representado por 18 mil transportadoras, das quais 16 mil ligadas ao Setcergs. A TranspoSul tem recebido apoio de mais de 100 autoridades e delegações de 12 países, além de rodadas de negócios com compradores internacionais.

Apesar dos desafios, as empresas presentes apontam para soluções. Tecnologias de telemetria, automação e gestão digital, além de iniciativas em biocombustíveis, energia solar e hidrogênio, aparecem como alternativas para reduzir custos e aumentar a sustentabilidade. “Estamos em um momento de transição: ou modernizamos processos e apostamos em inovação, ou ficaremos ainda mais vulneráveis às crises”, afirmou o dirigente.

Para o coordenador Institucional da Transposul Leandro Bortoncello, com 100% de aprovação na última edição, a TranspoSul se firma como fórum estratégico para discutir o futuro do transporte rodoviário no país. “É um setor vital para a economia, mas que exige soluções estruturais para superar entraves históricos.”

A jornalista viajou a convite do Setcergs.

Serviço

24ª TranspoSul – Feira e Congresso de Transporte e Logística
Data: 23 a 26 de setembro de 2025
Local: Porto Alegre (RS)
Mais informações: www.transposul.com

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