Fabricante de autopeças de SC aposta na diversificação internacional para crescer 15% em 2025

Para minimizar o impacto das medidas impostas pelos Estados Unidos, a empresa está buscando alternativas com fornecedores e clientes norte-americanos, além de buscar a ampliação das exportações em outros países, como América Latina, Oriente Médio e Europa

Sonia Moraes

A catarinense RIO – Riosulense, marca global, que está entre as principais fabricantes de peças automotivas da América Latina, espera crescer 15% em 2025, em um segundo semestre de adaptações, diante do tarifaço dos Estados Unidos aos produtos brasileiros.

No primeiro semestre deste ano, a empresa ultrapassou em 5% a meta de exportações, resultado que, segundo a empresa, indica um crescimento de 15% das vendas para o exterior em relação ao mesmo período do ano passado. A empresa destaca também que essa conquista tem o potencial de contribuir para a empresa alcançar as metas previstas para o ano.

“Ainda é cedo para uma visão de longo prazo dos efeitos da taxação dos produtos, nas exportações da empresa. Mas, como todo o mercado, estamos buscando alternativas com fornecedores e clientes para minimizar o impacto das medidas. É um momento de adequação”, afirma Gustavo Piovesan Correa, gerente geral de vendas da RIO.

Ampliação de exportações

Segundo o gerente, a empresa tem conversado com cada cliente dos Estados Unidos, em busca de soluções conjuntas e customizadas, considerando também os impactos das medidas no consumidor final. “É um novo processo de negociação, no qual destacamos a qualidade dos nossos produtos e as parcerias longevas e bem-sucedidas.” 

Em outra frente de atuação, a RIO tem buscado ampliar as exportações com os clientes ativos de outros países, os da América Latina, Oriente Médio e Europa. O objetivo é manter o excelente relacionamento comercial com esses clientes e fortalecer os atributos da marca e dos principais produtos exportados: guias de válvula, sedes de válvula, tuchos de válvula e camisas de cilindro.

A empresa ainda tem se dedicado a aumentar a carteira de exportações nesses e em novos mercados – um trabalho que já fazia parte do dia a dia da RIO e que, agora, se mostra ainda mais estratégico. “Exportamos para 28 países em todos os continentes, é o momento de reforçar as vendas para aumentar esse número”, explica Bruna Ern, coordenadora de vendas da área de exportações.

A seu favor, a RIO tem a experiência de desenvolver produtos específicos para a frota de cada país e a adoção de políticas comerciais específicas, com metas previamente estabelecidas. “Também vamos ampliar a contratação de representantes locais, essenciais por compreenderem melhor as necessidades regionais”, diz Correa.

Prestes a completar 80 anos de fundação, a RIO fornece peças para o mercado de reposição nacional e internacional, para as principais montadoras do mundo, para o mercado agrícola e o ferroviário.

A empresa expandiu os negócios ao utilizar a manufatura aditiva, por meio da impressão 3D na fabricação de protótipos que são desenvolvidos em parceria com as engenharias das montadoras. Possui um parque fabril com 27.000 m2 construídos e área total de 1.000.000 m2. Seu portfólio reúne cinco mil part-numbers, em 21 famílias de produtos. A RIO exporta para 28 países em todos os continentes e segue abrindo mercados no exterior.

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