A Scania reforça sua estratégia de eletrificação com o lançamento da Scania Industrial Batteries, organização dedicada a aplicações industriais off-road, como mineração, construção e movimentação de materiais. A unidade tem sede na Suécia e surge após a aquisição e desmembramento da Divisão Industrial da norte-americana Northvolt Systems, em abril de 2025.
A nova estrutura permitirá à Scania oferecer soluções totalmente integradas de eletrificação, incluindo sistemas de bateria, motores elétricos, software, conectividade e serviços de suporte especializados, todos desenvolvidos para operar em terrenos desafiadores. Com duas plataformas de produtos, Core e Compact, os pacotes de baterias vão de 21 a 624 kWh, até 1.000 V, podendo ser fornecidos como parte de um conjunto completo de propulsão elétrica ou como produtos independentes.
Segundo a fabricante, o mercado de equipamentos off-road elétricos cresce rapidamente, especialmente nos setores de construção e mineração, em que a eletrificação proporciona redução significativa de custos energéticos e diminuição de emissões de longo prazo. “Com essa nova oferta, nosso objetivo é liderar a eletrificação de aplicações off-road e apoiar clientes na transição para soluções mais sustentáveis”, afirma Gustaf Sundell, vice-presidente executivo e chefe de novos negócios da Scania.
O desafio de substituir motores a combustão por propulsores elétricos inclui demandas complexas de capacidade de bateria, potência, tensão e gestão térmica. A Scania afirma que sua divisão de baterias trabalha em estreita colaboração com fabricantes de equipamentos originais (OEMs) e operadores, garantindo eficiência e redução de emissões nas operações mais exigentes do mundo.
Segundo Elin Åkerström, CEO da Scania Industrial Batteries, “baterias não são apenas tanques de energia; são sistemas críticos que impactam desempenho, eficiência e disponibilidade operacional. Oferecemos suporte completo, do conceito à pós-venda, garantindo soluções de alta qualidade para veículos off-road nos ambientes mais desafiadores”.
Com fábricas em Gdańsk, na Polônia, e centro de P&D em Estocolmo, a divisão aproveita mais de sete anos de experiência, com milhares de sistemas de bateria entregues e mais de 12 milhões de horas de operação em equipamentos de mineração, construção e agrícolas.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno