CCPN da VLI completa dois anos com redução de acidentes, mas evasões ainda preocupam

Minas Gerais registrou queda de 13% nos acidentes de passagens em nível entre janeiro e agosto, passando de 23 para 20 ocorrências na comparação anual. Apesar da redução, o índice de imprudência preocupa

Aline Feltrin

De Betim (MG)

O Centro de Controle de Passagens em Nível (CCPN) da VLI, concessionária responsável pela Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), completa dois anos de operação em setembro com avanços na modernização dos cruzamentos ferroviários em Minas Gerais. Localizada em Betim, a central acompanha em tempo real 26 passagens em nível na Região Metropolitana de Belo Horizonte e no Centro-Oeste mineiro, com apoio de câmeras, alarmes e equipes de manutenção em regime 24 horas.

O investimento faz parte de uma estratégia para reduzir colisões entre trens e veículos em áreas urbanas adensadas, onde o risco de acidentes é maior. As melhorias incluem cancelas automáticas, sinalização acústica e semafórica, guarda-corpos para pedestres, revitalização de pavimento e integração dos sistemas de segurança por meio de internet das coisas (IoT).

Segundo balanço da VLI, Minas Gerais registrou queda de 13% nos acidentes de passagens em nível entre janeiro e agosto, passando de 23 para 20 ocorrências na comparação anual. Apesar da redução, o índice de imprudência preocupa: apenas na Grande BH foram mais de 30 mil evasões — motoristas que cruzaram a ferrovia após o acionamento das cancelas e sinais sonoros.

Betim concentra a maior parte dos registros, com 26 mil infrações no período, incluindo quase 5.300 em julho, média de 170 por dia. O município também lidera em danos à infraestrutura, com quase 20 cancelas destruídas desde o início do ano. Santa Luzia aparece em seguida, com mais de 3 mil ocorrências.

“Independentemente da tecnologia, o cuidado das pessoas é essencial. O número de evasões e de quebras de cancelas mostra que ainda há muito a avançar em conscientização”, afirma Mauricio Guadalupe, gerente-geral de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da VLI.

A companhia avalia novas implantações de sistemas de monitoramento, mas ainda não há definição sobre expansão no curto prazo. Enquanto isso, a estratégia inclui campanhas educativas em escolas e ações sazonais, como no período do Carnaval.

Simulado em Betim

Na última quinta-feira (18), Betim sediou um simulado de colisão entre um trem e um veículo na passagem em nível do Ceabe, no centro da cidade. O exercício marcou a abertura da Semana Nacional do Trânsito e foi realizado em parceria com a prefeitura, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e órgãos de emergência.

Aline Feltrin (Divulgação: VLI)

A atividade envolveu o acionamento do Samu, treinamento de equipes da ferrovia e distribuição de material educativo à população. A ação reforçou a necessidade de cooperação entre concessionária, prefeituras e órgãos públicos — e destacou que medidas simples, como parar, olhar e escutar antes de atravessar os trilhos, continuam sendo fundamentais para reduzir acidentes.

A jornalista viajou a convite da VLI.

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