Transporte Moderno – Qual a análise do Banco Volvo sobre esse momento em que o Copom manteve a Selic em 15% ao ano?
Valter Viapiana – Os juros altos impactam a economia de uma maneira geral, inclusive o setor de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, cujas compras são, em sua maioria, feitas a prazo. É um segmento muito sensível ao encarecimento do crédito, tanto para a renovação quanto para a ampliação de frotas. De qualquer forma, a manutenção da taxa Selic na última reunião do Copom é um indicativo de melhoria futura. É um sinal de que as autoridades monetárias já identificaram maior controle da inflação. Mesmo com taxas elevadas, acreditamos que o fim do ciclo de alta é positivo para que o mercado se ajuste e retome os investimentos.
Transporte Moderno – O que o Banco Volvo projeta para este ano?
Valter Viapiana – Por conta deste ambiente econômico adverso, com altas taxas de juros, o mercado de caminhões deve sofrer uma redução significativa esse ano, especialmente no segmento de pesados. A Volvo Financial Services é uma instituição de fábrica, direcionada para soluções de aquisição dos produtos da marca. Nosso objetivo é manter nossa expressiva participação nos volumes comercializados pela Volvo.
Transporte Moderno – Como está a procura por financiamento de caminhões atualmente?
Valter Viapiana – Deve ocorrer um aumento na demanda por financiamento nos últimos meses do ano. Nosso objetivo é atender a todas as demandas do mercado atualmente. Temos observado um crescimento das vendas à vista, uma vez que alguns clientes preferem utilização do caixa, evitando as altas taxas de juros do momento. Mas isso também vai se ajustar logo adiante.
Transporte Moderno – O que a instituição tem oferecido de atratividade para os seus clientes?
Valter Viapiana – Estamos ao lado de nossos clientes em todos os momentos de seu cotidiano empresarial, seja quando a economia está a pleno vapor, seja em cenários de adversidade, como o atual. Estamos trabalhando com planos competitivos, equalizando taxas e buscando reduzir ao máximo os custos. Também ampliamos o número de parcelas nos financiamentos de longo prazo. Além disso, oferecemos o Consórcio e a Locadora para os clientes que preferem, eventualmente, não comprar agora e aguardar condições melhores no futuro.
Transporte Moderno – Tem alguma campanha específica para amenizar o alto custo do financiamento?
Valter Viapiana – Sim, temos ações pontuais, como as descritas acima, atendendo as diversas regiões do país.
Transporte Moderno – Qual modalidade está predominando nos financiamentos?
Valter Viapiana – A modalidade predominante é o CDC, que atualmente representa 60% das vendas. O Finame diminuiu sensivelmente, por conta das novas regras estabelecidas pelo BNDES, especialmente com relação às certidões do Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin). As exigências para se habilitar ao financiamento via Finame estão mais rigorosas, impactando o acesso dos clientes a custos mais competitivos.
Transporte Moderno – Agora em que a taxa de juros está elevada, a procura por consórcio e locação tem aumentado?
Valter Viapiana – Sim, estamos observando um crescimento significativo pela procura do Consórcio ao longo de todo o ano. A utilização de cotas de consórcio para aquisição tem sido importante atualmente.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.