Cinco anos após o lançamento, o Meteor consolidou-se como aposta da Volkswagen Caminhões e Ônibus no segmento de extrapesados. Desde 2020, o modelo já acumula mais de 16 mil emplacamentos no Brasil e ampliou sua presença em mercados da América Latina. A montadora investiu mais de R$ 1 bilhão para o desenvolvimento do projeto.
A família Meteor é composta pelos modelos 28.480 6×2 e 29.530 6×4, desenvolvidos para o transporte de cargas de longa distância. O investimento incluiu pesquisa, desenvolvimento e a construção de uma nova linha de montagem de cabines de extrapesados, com processos de manufatura 4.0 e alto nível de automação e conectividade.
Os veículos contam com motor MAN D26 de 13 litros, aliado a uma transmissão automatizada de 12 velocidades Segundo a empresa, a experiência de condução foi projetada para oferecer “um caminhão de primeira classe”, com cabine ampla e confortável, suspensão a ar, banco premium com cinto integrado e painel multifuncional 100% digital.
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Redução de custos e eficiência
Além do conforto, a família Meteor incorpora soluções digitais para aumentar a eficiência. Os caminhões são equipados com o sistema RIO, plataforma de conectividade que fornece relatórios personalizados de desempenho e pode reduzir em até 5% o custo total de operação (TCO).
A linha também oferece opções de configuração para atender diferentes nichos de transporte, como suspensão com oito bolsões de ar e variações no entre-eixos (3.200, 3.400 ou 3.600 mm), permitindo melhor distribuição de carga.
Freio retarder: segurança e durabilidade
Desde 2024, a família Meteor pode ser equipada com freio retarder, um sistema auxiliar de frenagem que reduz o desgaste dos freios de serviço e aumenta a segurança em descidas prolongadas. O dispositivo, que pode ser acionado automaticamente ou manualmente, oferece até seis estágios de frenagem e garante potência combinada de até 1.225 cavalos.
Segundo a VWCO, o recurso amplia a vida útil dos componentes e contribui para otimizar o custo total de operação, um dos principais focos da linha.
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