As vendas de caminhões somaram 8.805 unidades em agosto de 2025, uma queda de 15,7% em relação a agosto de 2024, quando foram emplacados 10.448 veículos. Na comparação com julho deste ano (11.249 unidades), a retração foi ainda mais intensa, de 21,7%, segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores). No acumulado de janeiro a agosto, foram comercializados 72.267 caminhões, resultado 6,6% inferior ao registrado em igual período de 2024 (77.403 unidades).
Para a economista da Fenabrave, Tereza Fernandez, a manutenção da Selic em nível elevado tem efeito direto sobre a compra de caminhões, por se tratarem de bens de capital e financiados em sua maioria.
“Praticamente 100% dos caminhões pesados e tratores agrícolas dependem de crédito. Mas, com juros de 15% ao ano, restrição de financiamento e margens apertadas, muitas empresas — especialmente do setor agrícola — acabam adiando a renovação de frota”, afirmou.
Tereza acrescenta que os problemas vão além do custo do crédito. Diversas empresas agrícolas enfrentam recuperação judicial, sofreram safras ruins no ano anterior e convivem com aumento no preço de insumos, como fertilizantes.
“Mesmo com uma safra melhor este ano, o preço das commodities caiu em real, restringindo a capacidade de investimento. Além disso, os três ou quatro anos anteriores haviam permitido alguma reorganização da frota, mas agora os empresários seguram a compra de novos caminhões”, avaliou.
A economista destacou que a retração é mais acentuada nos segmentos pesado e extrapesado, usados no transporte de grãos e em longas distâncias. “Essas categorias acumulam queda próxima de 20% em relação ao ano passado”, disse. Já os caminhões leves e médios mostram sinais de recuperação, sustentados pela demanda em áreas urbanas e de distribuição regional.
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Marcas mais vendidas
Em agosto, a VW Truck & Bus liderou as vendas de caminhões, com 2.518 unidades e 28,6% de participação de mercado, seguida de perto pela Mercedes-Benz, que registrou 2.498 unidades (28,37%). A Volvo ocupou a terceira posição, com 1.584 emplacamentos (17,99%), à frente da Scania, com 936 unidades (10,63%). Na sequência apareceram Iveco (652), DAF (485) e Foton (89).
No acumulado de janeiro a agosto, a liderança também ficou com a VW Truck & Bus, que somou 19.553 unidades (27,06%). A Mercedes-Benz manteve a vice-liderança, com 18.967 veículos (26,25%), enquanto a Volvo consolidou a terceira posição, com 13.043 caminhões (18,05%). A Scania aparece em seguida, com 9.030 unidades (12,5%), seguida por Iveco (5.568) e DAF (5.258).
Ranking dos caminhões mais vendidos até agosto de 2025
- VW 11.180 – 4.356 unidades
- Volvo FH 540 – 3.420
- Volvo VM 290 – 2.955
- Mercedes-Benz Accelo 1017 – 2.607
- Mercedes-Benz Atego 1719 – 2.067
- VW 26.260 – 1.927
- VW 17.210 – 1.904
- Mercedes-Benz Atego 2429 – 1.892
- VW 9.180 – 1.422
- Mercedes-Benz Accelo 1117 – 963
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