Volkswagen amplia presença em extrapesados com a venda de oito Constellation 20.480 para Transcopi

Modelo lançado em 2024 já soma mais de 300 unidades vendidas e é peça-chave da estratégia da montadora para ganhar espaço em um dos segmentos mais disputados do transporte rodoviário

Aline Feltrin

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO fechou a venda de oito unidades do novo VW Constellation 20.480 4×2 para a Transcopi Transportes, especializada no transporte de cargas a granel. Os veículos serão utilizados na operação de areia e equipados com implementos tipo caçamba. O Constellation 20.480, lançado em novembro de 2024, já acumula cerca de 300 unidades comercializadas em sete meses e é considerado pela VWCO um dos pilares para crescer sua participação em um mercado dominado historicamente por marcas como Volvo e Scania.

O lançamento do modelo coincidiu com uma mudança regulatória que abriu espaço para os cavalos mecânicos 4×2 puxarem bitrens de seis eixos com até 56 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC). Até então, essa configuração estava restrita a modelos 6×2, mais caros. O preço médio do Constellation 20.480 4×2, segundo a tabela Fipe, é de R$ 835 mil.

“O segmento de extrapesados é muito importante para nós. Em algumas regiões, ele representa de 40% a 45% do mercado de caminhões”, disse Bruno Schonhorst, gerente de vendas da VWCO. Segundo ele, a empresa vem consolidando sua atuação desde a chegada da linha Meteor, em 2020, que introduziu motores de 13 litros.

A aposta da companhia é expandir sua atuação com um portfólio completo que vai do 4×2 ao 6×4, além de reforçar a rede de serviços. “No extrapesado, não basta ter produto. O que conta é disponibilidade. Nosso objetivo é chegar a 100% de disponibilidade, sem paradas não programadas”, afirmou Schonhorst.

LEIA MAIS

Maria Alice Gregório, gerente de planejamento da Rumo Logística: “Com o avanço da agenda ESG, a ferrovia se destaca como transporte eficiente e de baixo impacto ambiental
Governo negocia com Banco do BRICS R$ 2,7 bilhões para infraestrutura e logística
JSL abre 100 vagas para motoristas em Ribas do Rio Pardo (MS); veja como se inscrever

O modelo é equipado com motor MAN D26 de 13 litros e 480 cavalos de potência, torque de até 2.450 Nm e transmissão automatizada ZF TraXon de 12 marchas, com sistema preditivo que ajusta as trocas conforme a topografia da estrada. O pacote inclui ainda suspensão pneumática, central multimídia e monitoramento eletrônico de peso por eixo.

Embora tenha sido projetado para operações de maior capacidade, como bitrens de seis eixos, boa parte da demanda vem de aplicações mais tradicionais, como semirreboques de três eixos ou Vanderleia. Essa versatilidade, avalia a montadora, aumenta o alcance comercial do modelo.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também