Petrobras lidera eficiência na importação aérea no RIOgaleão em 2025

Programa de Eficiência Logística reconhece empresas com melhor desempenho no terminal de cargas do Aeroporto do Rio de Janeiro; volume de importações cresce 14% no primeiro semestre

Redação

O RIOgaleão premiou empresas mais eficientes na importação aérea durante a 9ª edição do Programa de Eficiência Logística (PEL). A iniciativa monitora e reconhece o desempenho de importadores que operam no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, consolidando o evento como um dos principais da logística aérea no estado. Em 2025, o PEL registrou crescimento de 10% no número de participantes, reunindo 440 empresas que movimentam cargas pelo Tom Jobim.

Neste ano, a Petrobras recebeu o título de “Empresa de Destaque” pela evolução consistente em performance operacional. A companhia reduziu em até 40% o tempo de permanência de suas cargas no terminal nos últimos dois anos, alcançando uma média de apenas 19h45min em 2024. Esse avanço, segundo especialistas, facilita a ampliação de negócios e gera economia significativa em custos logísticos.

Além da Petrobras, o PEL destacou avanços expressivos na eficiência e no volume de negócios do terminal. No primeiro semestre de 2025, 79% das cargas foram liberadas em até 48 horas. O aeroporto também registrou 18,7 mil toneladas de importações, aumento de 14% em relação a 2024, equivalentes a US$ 8 bilhões, 25% acima do ano anterior.

LEIA MAIS

RIOgaleão Cargo inicia operação de importação para e-commerce de grande porte
Movimentação de carga aérea e correio se mantém estável de janeiro a julho
Tarifas dos EUA pressionam Embraer, mas companhia mantém projeção de receita para 2025

Investimentos em infraestrutura e planejamento

O evento reforçou ainda a importância de investimentos contínuos em infraestrutura e planejamento estratégico. Entre as ações estão a ampliação da malha aérea, expansão das áreas de armazenagem e revisão do masterplan, que prevê aumento de capacidade e modernização de equipamentos.

(Divulgação: RIOgaleão)

A cerimônia também premiou os segmentos que mais evoluíram em 2024, com destaque para Petróleo e Gás Operação (-20% no tempo médio), Tecnologia (-21%) e Transporte Aéreo (-7%). Entre os importadores mais eficientes, estão empresas como Expro, Hideo Nakayama, Volkswagen Truck & Bus, Wilson Sons Offshore, Globo, Zara Brasil e Merck S.A.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também