A Foton reforça o Brasil como peça-chave em sua expansão global. Presente no país desde 2011 e administrada diretamente pela matriz chinesa desde 2023, a empresa oferece caminhões leves, médios, semipesados e elétricos, além de veículos urbanos de carga e picapes.
Em abril de 2025, inaugurou em Caxias do Sul (RS) sua linha de montagem de caminhões, onde produziu o veículo de número 12 milhões da marca. A rede de concessionárias no país já ultrapassa 50 revendas e deve chegar a 80 até o fim de 2025. Um centro de distribuição em Itajaí (SC) mantém mais de 7 mil peças disponíveis para o mercado de reposição.
Entre janeiro e julho de 2025, a Foton emplacou 778 veículos no Brasil, um crescimento de 512% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 127 caminhões.
“O Brasil é estratégico para nossa expansão global. Estamos ampliando a rede, lançando novos produtos e estudando investimentos na produção local para garantir atendimento ágil e eficiente”, afirma Darren Lu, diretor-geral da Foton no país.
Para consolidar sua presença na América Latina, a Foton planeja atingir 150 mil unidades vendidas por ano até 2030, com fábricas no Brasil, Argentina e México. A logística será apoiada por centros de distribuição na China, Chile e Panamá, abastecendo 32 centros regionais na América Latina e Caribe.
Desde 1996
Fundada em 28 de agosto de 1996, a Foton completa hoje 29 anos de trajetória marcada por crescimento contínuo, inovação tecnológica e pioneirismo em veículos sustentáveis. A fabricante já comercializou mais de 12 milhões de unidades globalmente e se consolidou como a maior exportadora de veículos comerciais da China.
Presente em mais de 130 países, incluindo 20 na América, a companhia conta com 45 fábricas em 15 países e emprega mais de 30 mil pessoas. Seu portfólio inclui caminhões leves, médios, semipesados e pesados, ônibus, vans, picapes e veículos híbridos e elétricos.
Ao longo de sua história, a Foton acumulou marcos importantes, como a parceria com a Cummins em 2007 para desenvolvimento de motores a diesel, e com a Daimler em 2012 para a produção do caminhão pesado Auman. Em 2017, firmou acordo com a ZF para sistemas de transmissão de última geração e consolidou seu pioneirismo em veículos elétricos e híbridos.
Metas globais
A empresa pretende atingir a neutralidade de carbono em suas principais unidades até 2035 e em toda a cadeia de valor até 2050. Seu projeto Green3030 prevê a venda de 3 milhões de veículos fora da China até 2030, sendo 30% deles elétricos.
“Estamos investindo em eletrificação, baterias de nova geração, hidrogênio e sistemas de energia limpa para atender às demandas ambientais e econômicas de cada mercado”, afirma Fu Jun, vice-presidente de Operações Globais.