Julio Medeiros, diretor comercial da Transvale: “Telemetria, controle de manutenção e segurança do motorista não são diferenciais, mas requisitos para se manter competitivo”

Transvale completa 50 anos com estratégia focada em atender clientes e motoristas, investindo em tecnologia, sustentabilidade e expansão da frota própria e terceirizada

Aline Feltrin

Transporte Moderno – Qual foi a decisão estratégica mais determinante para a Transvale chegar aos 50 anos em crescimento constante?

Julio Medeiros -Observando o mercado percebemos que pequenos motoristas também tinham dificuldade de se manter. A virada de chave foi unir motorista e cliente, oferecendo atendimento de qualidade para ambos. Servir o cliente, entender suas necessidades e adaptar a operação até hoje é a nossa estratégia que funciona.

Transporte Moderno – Como a Transvale equilibra investimentos em frota própria e parcerias com motoristas autônomos?

Julio Medeiros – Começamos 100% terceirizados e fomos investindo em frota própria. Hoje, motoristas terceiros funcionam como extensão da frota em regiões onde não conseguimos atuar diretamente, equilibrando custos e garantindo flexibilidade. Todo investimento em segurança e treinamento da frota é estendido aos terceiros, garantindo que eles também se mantenham competitivos.

Transporte Moderno – Qual é o peso da tecnologia na gestão da frota e na segurança das operações?

Julio Medeiros – Hoje, tecnologia e gestão são essenciais. Telemetria, controle de manutenção e segurança do motorista não são diferenciais, mas requisitos para se manter competitivo. A gestão tecnológica permite otimizar custos, consumo e agregar valor ao cliente.

Transporte Moderno – Qual papel a sustentabilidade tem no planejamento dos próximos anos?

Julio Medeiros – Sustentabilidade e tecnologia caminham juntas. Investimos em placas solares nos caminhões, otimização de rotas, frota a gás e biometano, além de baterias mais duráveis. É essencial para melhorar resultados e atender às demandas do mercado.

Transporte Moderno – Como está o planejamento para a renovação de frota em um cenário de juros altos?

Julio Medeiros – Acompanhamos indicadores de manutenção. Quando o veículo atinge 50% da tabela FIPE de manutenção, acionamos a equipe de seminovos para venda. Com isso, garantimos reinvestimento em novos caminhões de forma sustentável e estratégica.

Transporte Moderno – A expansão para oito estados trouxe qual o maior desafio logístico?

Julio Medeiros – Entender a cultura de cada estado, infraestrutura, rotas, volumes de safra e integração com terceiros foi o maior desafio para garantir eficiência e qualidade operacional.

Transporte Moderno – Quais são as principais demandas dos clientes para os próximos anos?

Julio Medeiros – Os clientes buscam soluções ponta a ponta, garantindo transporte seguro, cumprimento de prazos e rastreabilidade da carga, com mínima exposição a atrasos ou problemas logísticos.

Transporte Moderno – A escassez de motoristas é uma preocupação real para a Transvale?

Julio Medeiros – Sim, e por isso investimos em motoristas aprendizes, com treinamento interno e acompanhamento com motoristas experientes. A tecnologia exige capacitação, e nosso objetivo é formar motoristas preparados para o mercado moderno.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também