A Anglo American e a Ferroport, operadora do terminal de minério de ferro no Porto do Açu, no Norte do Rio de Janeiro, alcançaram um marco histórico: o embarque acumulado de 200 milhões de toneladas desde o início das operações, em outubro de 2014. A marca foi atingida no dia 1º de agosto, com o carregamento completo do navio capesize Canary em um único dia.
O volume, que corresponde ao atendimento de 1.234 embarcações ao longo de uma década, evidencia a consolidação logística do Sistema Minas-Rio — que liga a mina em Conceição do Mato Dentro (MG) ao Porto do Açu por um mineroduto de 529 km — e reforça a posição da Anglo American no mercado global de minério premium, com teor médio de 67% de ferro e foco em clientes na China e no Oriente Médio.
A expectativa para 2025 é embarcar entre 22 e 24 milhões de toneladas, mantendo o ritmo acelerado — já são 87 navios operados este ano. O terminal da Ferroport tem capacidade nominal de 10 mil toneladas por hora, funcionando 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Entre os marcos pioneiros, o terminal já recebeu o MV Ubuntu Loyalty, primeiro navio movido a GNL a atracar no Brasil, e o MV Camellia Dream, com propulsão eólica.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.