APM Terminals Pecém registra crescimento de 39% na movimentação de contêineres no primeiro semestre

Movimentação histórica, investimentos e conexão direta com a Ásia posicionam terminal como elo vital da cadeia industrial cearense, que registrou alta de 39% no primeiro semestre

Redação

A APM Terminals Pecém registrou um desempenho histórico entre janeiro e julho de 2025, consolidando-se como um dos principais hubs logísticos do Brasil. No período, o terminal movimentou 389.024 TEUs (unidade equivalente a contêiner de 20 pés), um crescimento expressivo de 38,75% em relação aos 280.368 TEUs do mesmo intervalo de 2024.

O resultado já projeta um ano de 2025 com volumes superiores ao recorde de 500 mil TEUs alcançado em 2024, reforçando o papel estratégico do terminal para a cadeia produtiva do Ceará e do Nordeste.

O crescimento da APM Terminals Pecém acompanha o forte desempenho da indústria local, que liderou o avanço no país no primeiro trimestre, com alta de 39% na produção industrial, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do IBGE.

O Porto do Pecém também acompanhou a tendência positiva, com uma movimentação geral de 11,3 milhões de toneladas nos primeiros sete meses do ano, alta de 7% em relação a 2024.

Segundo André Magalhães, diretor comercial do Complexo do Pecém, “o segmento de contêineres foi destaque, impulsionado pelo crescimento do e-commerce, safra de frutas e cabotagem. A expectativa é de continuar crescendo em dois dígitos, especialmente para atender à demanda da Black Friday e do Natal, além da crescente exportação para a Ásia.”

Além disso, o Porto do Pecém avança na diversificação de cargas e novos negócios, incluindo exportação de algodão, carne, minerais e granito, e reforça projetos estratégicos para a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também