A Edenred, especializada em soluções de mobilidade na América Latina, já proporcionou uma economia superior a R$ 35 milhões para seus clientes no pagamento de pedágios automáticos desde março de 2023. O valor corresponde ao Desconto Básico de Tarifa (DBT), benefício regulamentado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que concede 5% de desconto para veículos equipados com tag eletrônica.
“Foram R$ 36,4 milhões economizados pelos nossos clientes, com desconto tarifário aplicado automaticamente no momento da passagem pelo pedágio via tag. Em um cenário de expansão do free flow, o DBT reforça a adoção das tags”, explica Clara Le Bail, diretora de negócios de pedágio da Edenred Brasil.
O DBT é uma prática estabelecida pela ANTT e adotada também por agências reguladoras estaduais, presente em cerca de 100 praças de pedágio pelo país. A novidade tecnológica que impulsiona o mercado é o sistema Free Flow — modelo de cobrança por fluxo livre que elimina as praças físicas tradicionais e substitui por pórticos equipados com câmeras, antenas e sensores capazes de identificar veículos e registrar automaticamente a cobrança.
Implementado inicialmente na rodovia federal Rio-Santos em março de 2023, o Free Flow tem se expandido para outras regiões, com previsão de chegar à Rodovia Presidente Dutra, principal ligação entre São Paulo e Rio de Janeiro em breve.
“O uso do Free Flow e da tag facilita o trânsito e traz eficiência, permitindo a cobrança automática sem paradas, reduzindo o tempo perdido e os custos operacionais”, diz Clara Le Bail. A executiva ressalta que, para o setor logístico, a adesão à tecnologia será ainda mais acelerada pela Resolução nº 6.044 da ANTT, que desde 2024 obriga o uso de tags para o vale-pedágio, extinguindo cartões, cupons e outras formas de pagamento para a modalidade obrigatória criada em 2001. O objetivo da norma é padronizar e modernizar os métodos de pagamento.
Economia de combustível
Além de agilizar o fluxo nas rodovias, o sistema também promove economia de combustível e redução de emissões de gases poluentes, ao eliminar a necessidade de paradas prolongadas nas cabines de pedágio.
No Brasil, a Edenred atua na oferta de soluções para pedágio e estacionamento por meio da Taggy, startup adquirida em 2022, que fornece serviços white label para bancos e fintechs, além de soluções para gestão de frota. “O pedágio representa cerca de 10% dos custos operacionais de uma frota, e nossa plataforma permite um controle mais apurado desses gastos, além de tornar a experiência do motorista mais rápida e prática”, afirma Clara.
Segundo a executiva, o modelo Free Flow também viabiliza a cobrança proporcional ao trajeto efetivamente percorrido, beneficiando especialmente os operadores logísticos com um sistema tarifário mais justo e transparente.
As iniciativas da Edenred estão alinhadas ao plano estratégico global Beyond, válido até 2025, que visa responder à transição energética e à digitalização crescente da economia. O plano foca em ampliar serviços de valor agregado para clientes corporativos, parceiros e usuários, avançando além dos pagamentos tradicionais.
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