Como a VLI conseguiu reduzir 8,6% do consumo de combustível no Corredor Norte

Segundo a companhia, no centro dessa transformação está um sistema que reduz variações operacionais e o desgaste dos equipamentos, garantindo maior segurança e eficiência energética

Aline Feltrin

A VLI, uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, atingiu redução de 8,6% no consumo de combustível no Corredor Norte — trecho que conecta o Tocantins ao sistema portuário do Maranhão. Segundo a empresa, a economia, que equivale a mais de 1,3 milhão de litros de diesel e evita a emissão de 3 mil toneladas de CO₂ na atmosfera, é resultado da convergência de inovação tecnológica, treinamento de equipe e gestão operacional focada na eficiência.

No centro dessa transformação está o sistema Leader, uma plataforma de condução semiautônoma instalada na frota premium de locomotivas da VLI. Quando o trem ultrapassa 8 km/h, o maquinista ativa o Leader, que otimiza em tempo real a aceleração, frenagem e potência da locomotiva. O sistema reduz variações operacionais e o desgaste dos equipamentos, garantindo maior segurança e eficiência energética.

“Nossos esforços em capacitação de maquinistas, planejamento e introdução de tecnologias têm o intuito de tornar esse impacto positivo ainda maior, em toda a operação da VLI. Isso está em linha com o compromisso público mantido pela companhia de reduzir as emissões de gases do efeito estufa por tonelada transportada em 15% até 2030”, afirma Alessandro Gama, diretor-executivo de planejamento, engenharia e tecnologia da VLI.

A aplicação do Leader fez com que a eficiência energética na Ferrovia Norte-Sul passasse de 1,66 para 1,51 litros de diesel por mil tonelada-quilômetro bruto (lt/ktkb) nos trens equipados com a tecnologia — um ganho significativo que se traduz em menos combustível consumido e menos poluentes emitidos.

Capacitação e planejamento

Além da tecnologia, a VLI investiu na capacitação dos maquinistas para a operação otimizada do Leader e adotou processos rigorosos de planejamento das viagens. O treinamento focado na utilização eficiente da tecnologia, combinado com o monitoramento constante das operações, foi fundamental para garantir que os ganhos de eficiência fossem sustentáveis e escaláveis.

Atualmente, o sistema Leader já cobre mais de 80% do percurso do Corredor Norte, integrando trechos da Ferrovia Norte-Sul e da Estrada de Ferro Carajás. A empresa planeja ampliar o uso da plataforma para os Corredores Sudeste e Leste, que abrangem a Ferrovia Centro-Atlântica, com expectativa de gerar uma economia adicional de 7% no consumo de combustível até o fim de 2026.

Essa redução é parte da agenda ESG da VLI, que tem como meta pública diminuir as emissões de gases de efeito estufa por tonelada transportada em 15% até 2030. Até maio de 2025, a companhia já havia reduzido 10,79% das emissões em toda a sua operação ferroviária, considerando o ano-base 2020.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também