Mercedes-Benz eleva em 50% a produtividade do pós-venda com nova central de distribuição logística

Instalada em Itupeva, interior de São Paulo, a central tem nove milhões de peças em estoque com 45 mil itens diferentes, sendo 80% para caminhões e 20% para ônibus, e recebe em média oito mil pedidos por dia

Sonia Moraes

De Itupeva (SP)

A Mercedes-Benz do Brasil ampliou em 50% a produtividade de suas operações de pós-venda com a entrada em operação, em julho de 2024, do novo centro de distribuição e logística de peças em Itupeva, no interior de São Paulo. Com 60 mil metros quadrados e estrutura verticalizada, o empreendimento foi desenvolvido em parceria com a Penske Logistics e vem proporcionando ganhos expressivos de desempenho, ao acelerar a entrega de componentes à rede de concessionárias no Brasil e em mais 50 países, aumentando a disponibilidade de caminhões e ônibus dos clientes da marca.

A unidade está instalada em um galpão do condomínio logístico da HGLG de mais de 234 mil metros quadrados, próximo ao km 72 da Rodovia dos Bandeirantes. Tem oito módulos de armazéns, 96 docas e quatro rampas de acesso para empilhadeiras. As docas possuem nivelamento eletro-hidráulico, otimizando o ajuste da plataforma à altura da carroçaria do veículo para as operações de carregamento e descarregamento.

Neste local, estão estocados nove milhões de peças, com 45 mil itens diferentes, sendo 80% para caminhões e 20% para ônibus, incluindo os modelos antigos, para dar suporte ao pós-venda à rede de concessionárias de todo o Brasil, além de países na América Latina e de outros continentes. “A mudança para o novo endereço e a parceria com a Penske representam mais um grande passo para a modernização operacional da nossa logística de peças, com ganhos de desempenho e eficiência”, disse Matthias Kaeding, vice-presidente de compras e logística da Mercedes-Benz do Brasil e América Latina.

“Com a nova estrutura, vamos além do que já oferecíamos em relação à eficiência e agilidade logística de peças de reposição, pois agregamos inteligência logística e operacional. Buscamos aumentar a velocidade das entregas, fazendo com que as peças cheguem aos clientes o mais rápido possível, contribuindo para a maior disponibilidade de seus caminhões ou ônibus, gerando a produtividade e a rentabilidade que eles desejam”, destacou Kaeding.

Esta central registra em média oito mil pedidos por dia, sendo 7.500 de clientes no mercado interno e 500 do exterior, movimentando diariamente 60 caminhões, segundo informou Gilson Silva, gerente sênior da operação de Itupeva e responsável por compras, logística e qualidade de peças de cabine e suspensão em São Bernardo do Campo.

(Divulgação: Mercedes-Benz)

Mensalmente são distribuídas 1,5 milhão de peças para o mercado interno e externo. Para atender o mercado interno, são utilizados os serviços das transportadoras Global, TNT e outras, e para o mercado externo a operação é feita pela Azul e a Aerosoft. Nas exportações, 30% dos pedidos são da Argentina, o restante de países da América do Sul, além de atender demandas da matriz da Daimler Truck na Alemanha. O percentual de peças destinadas aos Estados Unidos é bem pequeno.

Nesta Central trabalham 400 funcionários, que cumprem a jornada em dois turnos e meio. Os pedidos emergenciais são atendidos em até 24 horas e para reposição de estoque expresso em até 72 horas. Nas exportações, o tempo de resposta varia conforme o modal logístico. Um pedido pronto para ser coletado pelo cliente leva em torno de cinco dias nos modais marítimos ou rodoviários e no modal aéreo são dois dias. “Houve uma evolução em processos internos e em softwares”, revelou Kaeding. “Utilizamos o Warehouse Management System (WMS), sistema on line de gestão dos processos de recebimento, armazenagem e expedição”.

Armazenagem

As peças são armazenadas em quatro modos. No mezanino são acondicionadas as peças pequenas, operadas manualmente. São mais de 31 mil itens, com aproximadamente 4,9 milhões de peças em estoque e mais de 2.500 pedidos expedidos por dia.

As peças médias são armazenadas e manipuladas por meio do processo “Rail Pallet Rack”, caracterizado pela movimentação vertical dos paletes. Neste caso, são mais de 6.200 itens, com aproximadamente 2,3 milhões de peças em estoque e mais de 3.000 pedidos expedidos por dia.

As peças grandes e pesadas são armazenadas em porta-paletes. São mais de 6.400 itens, com aproximadamente 2,9 milhões de peças em estoque e mais de 800 pedidos expedidos por dia. As peças volumosas e de alto giro são acondicionadas em “Storage Blocked”, sendo empilhadas diretamente no chão. São mais de 200 itens, com cerca de 250 mil peças em estoque e mais de 500 pedidos expedidos por dia.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também