Os Correios e o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), firmaram um acordo com o objetivo de ampliar a capacidade operacional da estatal no segmento de encomendas internacionais. A iniciativa visa dar resposta ao aumento do comércio eletrônico global e melhorar a eficiência da estatal na gestão de remessas do exterior.
O contrato, assinado na segunda-feira (4), prevê o uso do terminal de cargas de Viracopos para descentralizar parte da operação internacional dos Correios, com foco na carga do tipo packet, especialmente em datas de alta demanda, como Black Friday e campanhas de fim de ano.
Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, a parceria vai acelerar os trâmites aduaneiros e reduzir o tempo de entrega ao consumidor. “Viracopos é um aeroporto moderno, com excelência operacional e localização estratégica. Essa aliança trará ganhos logísticos e contribuirá para a retomada da competitividade da estatal”, afirmou.
Plano de fortalecimento
Reconhecido internacionalmente, o terminal de cargas de Viracopos responde por cerca de 35% das importações aéreas do país. A proximidade com a unidade operacional dos Correios em Valinhos (SP) também deve gerar economia e previsibilidade.
O diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich, afirmou que a parceria reforça o papel do aeroporto no desenvolvimento logístico do país. “Somos uma empresa privada com missão pública. Essa colaboração mostra que estamos no caminho certo.”
A medida integra o plano dos Correios de fortalecer sua atuação no comércio internacional e modernizar seus processos logísticos para atender à nova dinâmica do setor.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.