A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) completa em 2025 duas décadas da linha Delivery, família de caminhões leves e médios que se consolidou como referência no transporte urbano no Brasil. Desde o lançamento, em 2005, mais de 220 mil unidades foram produzidas, sendo cerca de 200 mil emplacadas no mercado doméstico e 20 mil exportadas para países da América Latina, como México, Argentina e Chile.
A primeira geração, lançada em 2005, alcançou 100 mil unidades vendidas em 12 anos. Já a segunda, apresentada em 2017 após investimento superior a R$ 1 bilhão, repetiu o desempenho, com outros 100 mil emplacamentos até 2024. Segundo a montadora, a cada dois caminhões vendidos no segmento de médios, um é da família Delivery no Brasil.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram a maior parte das vendas, impulsionadas por setores como distribuição de bebidas, açougues, floriculturas e transporte de cargas urbanas.
A segunda geração trouxe inovações de conforto e conectividade, incluindo volante multifuncional, bancos pneumáticos, ar-condicionado, central multimídia e painel totalmente digital.
A aposta da VWCO para os próximos anos é a versão elétrica. Lançado em 2024, o e-Delivery 11 recebeu recentemente melhorias técnicas para ampliar competitividade. Equipado com motor de 280 kW e torque de 2.300 Nm (234,5 kgfm), o modelo alcança capacidade útil de 6.300 kg, um aumento de 16% frente à primeira geração.
De acordo com VWCO, as alterações reduzem em até 10% o custo operacional do transporte, fator considerado crucial para impulsionar a adesão de frotistas. Desde o início da comercialização dos caminhões elétricos, em 2021, a VWCO já emplacou mais de 400 unidades no país.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.
.