A Daimler Truck Holding AG revisou para baixo suas projeções para 2025, refletindo a desaceleração do mercado de caminhões pesados na América do Norte. A companhia agora espera vender entre 410 mil e 440 mil unidades no ano, ante previsão anterior de 430 mil a 460 mil, com receita projetada entre 44 bilhões de euros 47 bilhões de euros (antes, 48 bilhões de euros a 51 bilhões de euros). A margem operacional do negócio industrial deve ficar entre 7% e 9%, abaixo do intervalo de 8% a 10% estimado anteriormente.
A divisão Trucks North America, principal mercado do grupo, também sofreu cortes nas expectativas. A previsão de vendas caiu para 135 mil a 155 mil unidades, frente ao intervalo anterior de 155 mil a 175 mil, e a margem ajustada para o ano foi revisada para 10% a 12% (ante 11% a 13%). O mercado norte-americano de caminhões Classe 8 deve encerrar 2025 com 250 mil a 280 mil unidades vendidas, contra projeção inicial de até 290 mil.
“Após um início de ano robusto na América do Norte, notamos uma clara desaceleração nos pedidos nos últimos meses. Ajustamos nossa capacidade e reduzimos as expectativas de volume para refletir esse cenário. Ainda assim, esperamos manter margens sólidas”, afirmou Eva Scherer, CFO da Daimler Truck.
Resultados do 2º trimestre
No segundo trimestre, a Daimler Truck registrou receita de 11,8 bilhões de euros, ligeiramente abaixo dos 12,5 bilhões de euros de 2024. O lucro operacional ajustado (EBIT) somou 1,12 bilhão de euros, contra 1,17 bilhão de euros no mesmo período do ano passado, mantendo a margem do negócio industrial em 9,3%.
Mesmo com queda de 20% nas vendas, a divisão Trucks North America obteve margem de 12,9%. A Mercedes-Benz Trucks elevou a rentabilidade para 5,9% (ante 3,1%), a Daimler Buses alcançou 10% (9,2% em 2024) e a Trucks Asia chegou a 5,4% (4,9%).
No trimestre, as vendas globais totalizaram 106,7 mil veículos, contra 112,2 mil em 2024. O segmento de caminhões e ônibus elétricos a bateria (ZEVs) teve forte expansão, passando de 648 para 1.232 unidades. O fluxo de caixa livre (FCF) foi positivo em 20 milhões de euros, revertendo os 285 milhões de euros negativos do ano anterior.
“Enquanto a América do Norte enfrenta desafios, nossas demais divisões ampliaram a rentabilidade. Continuaremos focados em navegar as incertezas e gerar caixa até o fim do ano”, disse Karin Rådström, CEO da companhia.
A Daimler Truck anunciou que iniciará no terceiro trimestre um programa de recompra de ações, sinalizando confiança na resiliência dos negócios, apesar do ambiente adverso.
A empresa também destacou que suas projeções consideram a manutenção do atual acordo comercial entre Estados Unidos, México e Canadá (USMCA), podendo ser revistas diante de mudanças tarifárias ou geopolíticas.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.