O Porto de Vitória, no Espírito Santo, deu um salto na sua capacidade logística com a chegada do Legendary Diva, primeiro navio Panamax sem guindaste de bordo a operar no terminal. A operação, realizada pela Log-In Logística Integrada no Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), descarregou 33 mil toneladas de fertilizantes vindos da China, em parceria com a consultoria Cronos e a agência Orion Rodos.
Para viabilizar a atracação, a Vports, administradora do Porto de Vitória, promoveu ajustes nas normas. O limite de porte bruto passou de 70 mil para 83 mil toneladas, além de revisões na produtividade mínima diária. A dragagem do canal, concluída recentemente com R$ 30 milhões em investimentos, garantiu o calado de 12,5 metros, condição essencial para receber embarcações de maior porte.
Segundo Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In, a operação é resultado de anos de modernização do TVV, incluindo ampliação da retroárea e aquisição de guindastes móveis portuários (MHC), hoje exclusivos em Capuaba para esse tipo de operação. “Esses avanços ampliaram nossa produtividade e nos permitem atuar em larga escala”, afirma.
Impacto no agronegócio
O impacto é direto no agronegócio brasileiro, já que os fertilizantes importados são insumos estratégicos para culturas como o café, de forte presença na economia capixaba. Para Gustavo Serrão, presidente da Vports, o avanço coloca o Espírito Santo em um novo patamar logístico. “O Porto de Vitória está mais competitivo e pronto para receber cargas maiores, fortalecendo nossa cadeia de suprimentos”, diz.
Com frota de nove navios e operações integradas de cabotagem e transporte rodoviário, a Log-In aposta na eficiência logística como diferencial competitivo. A operação marca um novo capítulo para o Espírito Santo, que se consolida como hub estratégico para o agronegócio e para o comércio exterior.
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