A Foton, fabricante chinesa de veículos comerciais, superou em apenas sete meses de 2025, o total de caminhões vendidos em todo o ano passado. Entre janeiro e julho, foram emplacadas 696 unidades, contra 669 em 2024. Com a chegada da picape Tunland, lançada em junho, o volume acumulado deste ano subiu para 778 veículos, consolidando o melhor desempenho da marca no País.
O avanço expressivo reflete a estratégia adotada desde que a operação brasileira passou a ser controlada diretamente pela matriz, em 2023. Naquele ano, no mesmo período, a marca havia registrado apenas 127 caminhões — um crescimento de 448% em dois anos.
Segundo Fábio Pontes, diretor de operações da Foton no Brasil, a combinação de portfólio competitivo, preços atraentes e rede de concessionárias em expansão sustenta a trajetória de crescimento. “Hoje contamos com mais de 40 revendas em 19 estados e um centro de peças em Santa Catarina com mais de sete mil itens. Isso dá confiança ao cliente e fideliza a marca”, afirma.
A estrutura de produção, instalada no parque industrial da Agrale em Caxias do Sul (RS), opera em regime CKD e deve ampliar sua capacidade dos atuais três a quatro caminhões por dia para até 14 unidades diárias até 2026. Para este ano, a meta é atingir sete. O plano inclui uma segunda linha de montagem para separar modelos leves e médios, aumentando a eficiência fabril.
No portfólio, a marca oferece seis caminhões, incluindo o elétrico iBlue, e aposta na Tunland para disputar espaço no segmento de picapes, com preços cerca de 20% inferiores aos de concorrentes e garantia de até 10 anos.
A Foton também mira o papel de hub regional para a América Latina, com previsão de instalar fábricas no Brasil, Argentina e México até 2030. A meta é chegar a 150 mil veículos por ano no continente.
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