A Ford anunciou um novo aporte de US$ 40 milhões em sua fábrica de Pacheco, na Argentina, elevando para US$ 700 milhões o total destinado à produção da nova geração da picape Ranger. O investimento visa acelerar a linha de montagem e lançar novas versões do modelo na América do Sul, em meio à forte demanda registrada desde 2023.
Com as melhorias, a planta alcançará um ritmo superior a 80 mil unidades anuais, crescimento de 30% em relação a 2024 e 45% frente ao ano de estreia do novo modelo. Trata-se de um recorde histórico para a produção da Ranger, cuja metade do volume é destinada ao mercado brasileiro — principal destino do veículo — seguido por Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Paraguai e Uruguai.
Novas versões e geração histórica
O novo investimento permitirá ampliar a gama de versões, incluindo a cabine simples e o chassi, voltadas a clientes comerciais que demandam robustez e capacidade de adaptação. As novidades foram antecipadas na Fenatran de 2024 e marcam a entrada da Ranger em novos nichos de mercado.
A fábrica de Pacheco, totalmente modernizada entre 2021 e 2023, recebeu recentemente novas ferramentas e robôs inteligentes nas áreas de estamparia e carroceria, além da criação de mais 150 postos de trabalho diretos — somando-se aos 160 contratados no início deste ano.
Lançada em meados de 2023, após aporte inicial de US$ 660 milhões, a nova geração da Ranger consolidou-se como uma das picapes médias mais tecnológicas do mercado, com destaque para a conectividade Ford Pass Connect e o pacote avançado de assistência à condução.
O modelo registrou crescimento de 60% em 2024, com 28 mil unidades vendidas no Brasil, e manteve alta de 25% no primeiro semestre de 2025.
Ford Pro cresce 53% no Brasil
O desempenho da Ranger tem sido decisivo também para a Ford Pro, divisão de veículos comerciais da montadora. No primeiro semestre de 2025, a operação brasileira registrou alta de 53% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado, respondendo por 20% dos emplacamentos da marca no país e 22% na América do Sul.
O principal destaque foi a própria Ranger, que dobrou suas vendas no semestre, com cerca de 2,3 mil unidades — avanço de 111% sobre 2024. O crescimento concentrou-se nas versões XL e XLS, direcionadas ao público comercial. A linha Transit, por sua vez, evoluiu 6%, com a chegada da versão 2026, que traz eletrônica atualizada e garantia de dois anos sem limite de quilometragem.
Segundo Guillermo Lastra, diretor da Ford Pro na região, o desempenho ocorre apesar do ambiente de crédito restrito. “O segmento de veículos comerciais vem se consolidando como um dos motores do crescimento da Ford na América do Sul”, afirmou.
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