A Mercedes-Benz concluiu, na última semana, um teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400 no Brasil. O modelo percorreu 422 quilômetros entre São Bernardo do Campo (SP) e São João do Meriti (RJ), via Rodovia Presidente Dutra, sem necessidade de recarga. Ao final da viagem, restava 30% da bateria.
Com velocidade média de 63 km/h, o veículo, que transportava uma carga líquida de 6,2 toneladas e rodava com Peso Bruto Total (PBT) de 19,2 toneladas, apresentou eficiência energética de 0,70 kWh/km. Segundo a fabricante, trata-se da maior autonomia já registrada por um caminhão elétrico no país em um único trajeto.
O eActros 400, produzido na Alemanha, integra a estratégia da Daimler Truck para ampliar o uso de veículos pesados movidos a bateria em operações interurbanas. O modelo é indicado para transporte de cargas médias e pesadas, podendo receber carrocerias como baús refrigerados e porta-pallets.
Ainda neste ano, a empresa dará início a testes com clientes brasileiros. Entre as companhias que participarão estão Braspress, Coca-Cola Femsa Brasil, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê. Além do eActros, será avaliado o caminhão leve Fuso eCanter, fabricado no Japão e em Portugal.
Os veículos disponibilizados incluem versões com três ou quatro packs de bateria de 112 kWh cada, alcançando autonomia entre 220 km e 400 km. O carregamento rápido pode ser concluído em até 1h15. O trem de força do eActros conta com dois motores elétricos integrados e transmissão de duas marchas, com potência máxima de 400 kW.
No Brasil, a Mercedes-Benz já atua com ônibus elétricos no transporte coletivo urbano e pretende aproveitar essa experiência para ampliar a eletrificação também no segmento de caminhões.
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