AEA anuncia novo diretor para área de fora de estrada e estacionários em meio a mudanças regulatórias

Christian Michael Wahnfried atua há 27 anos na Robert Bosch, na divisão Powertrain Solutions, onde é especialista em requisitos, combustíveis e emissões

Redação

A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) anunciou a nomeação de Christian Michael Wahnfried como novo diretor de Fora de Estrada e Estacionários. O engenheiro mecânico assume o cargo em substituição a Mauricio Lavoratti, que deixou a entidade para novos desafios profissionais.

Wahnfried atua há 27 anos na Robert Bosch, na divisão Powertrain Solutions, onde é especialista em requisitos, combustíveis e emissões. Formado pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e com MBA em Gestão Estratégica das Organizações pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o executivo tem trajetória marcada pela participação em diversas comissões técnicas da AEA. Entre suas contribuições, destaca-se a coordenação da Comissão Técnica de Diesel e Biodiesel por uma década.

O novo diretor também foi um dos responsáveis pela elaboração da proposta do Proconve MAR-II, legislação que definirá os limites de emissões para motores de máquinas agrícolas e de construção rodoviária novos. O regulamento sucederá o MAR-I, em um momento considerado estratégico para o setor.

“Quando falamos de setor automobilístico, é normal que veículos leves, pesados e motocicletas tenham preponderância nos debates de emissões. Mas o Brasil possui uma frota expressiva de máquinas agrícolas, de construção e equipamentos estacionários, considerados fora de estrada, que merecem a devida atenção quanto às regulamentações de emissões e eficiência energética. Teremos muito trabalho pela frente”, afirmou Wahnfried.

A transição para o MAR-II é vista como um marco regulatório relevante para alinhar o segmento de fora de estrada às exigências ambientais globais, ampliando os desafios tecnológicos e de adaptação para fabricantes e fornecedores.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também