A Abipeças e o Sindipeças, associações que representam a indústria de autopeças em todo o país, enviaram mensagem ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, reiterando grande preocupação com o risco de que sejam atendidos pleitos de redução do imposto de importação para veículos desmontados e semidesmontados (CKD e SKD), feitos por montadoras chinesas, cujos veículos, produzidos em plantas estrangeiras, já estão maciçamente presentes no Brasil.
Em ofício enviado nesta segunda-feira (28), Cláudio Sahad, presidente das entidades, afirma que, soma-se a isso, o iminente aumento das alíquotas de importação por parte dos Estados Unidos. “A combinação nefasta desses fatores irá, inquestionavelmente, provocar queda de produção e perda de empregos, além da inevitável revisão dos investimentos anunciados por montadoras e pelo setor de autopeças.”
O comércio entre nações é imprescindível para o desenvolvimento dos setores e dos países e sempre foi defendido pela Abipeças e pelo Sindipeças, porém, com equilíbrio e previsibilidade. “Somos tradicionalmente exportadores e também importadores”, afirma Sahad. “A questão, neste caso, é o favorecimento de competidores externos, em franca e injustificável desvantagem à produção local. Atender ao pedido de redução de imposto de importação de veículos, neste momento, é seguir na contramão do desenvolvimento da indústria local.”
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.