Como a Transvale reduziu em mais de 50% o peso do diesel nos custos logísticos

Em três anos, empresa de Cascavel (PR) baixou de 56,14% para 33,56% a participação do diesel na planilha de custos; modernização da frota, auditorias e gestão integrada explicam o resultado

Aline Feltrin

A Transvale, empresa de logística com sede em Cascavel (PR), alcançou um marco importante em sua gestão operacional ao reduzir, em três anos, a participação do diesel em sua matriz de custos de 56,14% em 2022 para 33,56% na média de 2025. O melhor desempenho foi registrado em fevereiro deste ano, quando o combustível representou apenas 27,24% do total de custos da operação.

Considerado o principal insumo das transportadoras, o diesel impacta diretamente os resultados financeiros do setor. Na Transvale, ele representava mais da metade dos custos operacionais há apenas três anos. De acordo com Sebastião Bezerra, coordenador de análise de custos da empresa, a virada foi possível graças a um trabalho estruturado envolvendo parceiros externos e equipes internas.

“A empresa iniciou sua transformação com uma análise aprofundada de milhares de registros de abastecimento, o que permitiu entender com precisão os custos reais do diesel em cada rota”, explica Bezerra.

Com base nesse levantamento, a Transvale buscou fortalecer parcerias com distribuidoras de combustível, obtendo condições comerciais mais vantajosas para suas bases em Cascavel (PR) e Cordeirópolis (SP). Também estabeleceu acordos com postos de rodovia, direcionando seus veículos para locais que oferecessem melhores preços. Para assegurar a eficácia dessas negociações, instituiu auditorias semanais de controle de preços.

Internamente, a empresa promoveu uma integração mais próxima entre as áreas de logística e comercial. A gestão passou a adotar práticas mais criteriosas, com análises preditivas para planejamento de rotas e previsão de resultados. Instrutores e motoristas padrinhos desenvolveram protocolos de operação voltados à economia de combustível, sem comprometer a performance dos caminhões.

Renovação da frota

Outro fator determinante foi a renovação de parte da frota. A Transvale substituiu 50 dos seus 130 caminhões por modelos mais modernos e eficientes. A adoção de veículos com melhor desempenho contribuiu significativamente para a redução do consumo de diesel.

A queda na participação do combustível nos custos foi gradual e consistente. Em 2023, o índice caiu para 51,46%. No ano seguinte, chegou a 49,89%. Em 2025, a média parcial já é de 33,56%, com destaque para o desempenho de fevereiro. Segundo Bezerra, a economia registrada até o momento neste ano, em comparação com 2024, é de 7,51%.

Fundada em 1975, a Transvale é uma empresa familiar com sede administrativa em Cascavel, onde opera uma estrutura de 22 mil metros quadrados. Conta com mais de 500 colaboradores distribuídos entre a matriz e 70 filiais em oito estados brasileiros.

Com uma frota própria de 130 caminhões e diversos implementos rodoviários — incluindo graneleiros, tanques, basculantes, sider e piso móvel —, a empresa atende clientes em todo o território nacional, transportando granel sólido, insumos agrícolas, combustíveis, biomassa, cargas industriais e palletizadas.

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