Transporte Moderno – Qual a expectativa da Anef em relação ao financiamento de veículos pesados – caminhões e ônibus?
Enilson Sales – A expectativa da Anef para o segundo semestre de 2025 é de um volume financiado entre 23 mil e 24 mil unidades de veículos pesados. Considerando esse ritmo, projetamos um total aproximado de 300 mil unidades financiadas ao longo de todo o ano de 2025.
Transporte Moderno – Como a Anef avalia o atual momento para o financiamento de caminhões, que começou a registrar retração com a alta taxa de juros?
Enilson Sales – O setor já começa a sentir os efeitos de retração, reflexo direto do cenário econômico desafiador. A elevação da taxa Selic e o aumento da inadimplência têm pressionado o custo do crédito, impactando negativamente a demanda por financiamento de caminhões.
Transporte Moderno – Como deve fechar o segmento de caminhões em 2025 em relação à procura de novas linhas de crédito?
Enilson Sales – A busca por novas linhas de crédito segue constante, impulsionada principalmente pela necessidade de renovação de frota. Entretanto, o alto custo do crédito e a rigidez na concessão — especialmente nos critérios de score de crédito — ainda são entraves. Para 2025, estimamos um fechamento de aproximadamente 300 mil unidades financiadas de pesados.
Transporte Moderno – A Anef anunciou no primeiro trimestre que o montante de R$ 57,7 bilhões liberados para o financiamento de veículos foi 4,3% inferior aos R$ 60,3 bilhões disponibilizados no mesmo período de 2024. Quanto foi disponibilizado no primeiro semestre de 2025? Quanto foi destinado ao mercado de caminhões?
Enilson Sales – Somente em maio de 2025, foram concedidos R$ 22,4 bilhões em financiamentos de veículos. Com isso, projetamos um acumulado em torno de R$ 122,6 bilhões no primeiro semestre do ano. Os dados de junho ainda estão sendo consolidados.
Transporte Moderno – Com a taxa de juros elevada, qual modalidade está sendo mais atrativa para o financiamento de caminhões?
Enilson Sales – De acordo com dados do Banco Central, a distribuição das modalidades de crédito para o setor de veículos pesados é a seguinte: alienação fiduciária 58,6%, crédito sem garantia 29,4%, leasing 6,7% e outras modalidades 5,3%. A alienação fiduciária continua sendo a modalidade mais utilizada, principalmente pela sua maior segurança jurídica para as instituições financeiras.
Transporte Moderno – O segmento de ônibus registra um momento positivo, com alta nas vendas e produção. Qual modalidade de financiamento vem se destacando neste mercado?
Enilson Sales – A Anef monitora o setor de pesados de forma agregada, sem detalhamento específico entre caminhões e ônibus. No entanto, a tendência de uso da alienação fiduciária como principal modalidade de financiamento também se aplica ao segmento de ônibus.
Transporte Moderno – Atualmente, qual a representatividade do financiamento nas compras de caminhões e ônibus? Quanto poderá ser reduzido?
Enilson Sales – Do total da frota estimada de 3,4 milhões de veículos pesados, cerca de 2,4 milhões foram adquiridos por meio de financiamento até o primeiro trimestre de 2025, o que representa aproximadamente 70% das unidades comercializadas. No mesmo período, foram licenciados 125,3 mil veículos pesados, dos quais 33,9 mil correspondem a unidades novas. Diante do atual cenário macroeconômico — caracterizado por juros elevados, aumento da inadimplência e maior rigor na concessão de crédito, fica difícil estimar com precisão o impacto dessa retração, especialmente diante de um ambiente econômico instável e da ausência de políticas claras de estímulo ao crédito. Mas arriscamos a dizer que ficaremos em torno de 24 mil unidades financiadas.
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