Ford Pro encerra o primeiro semestre com crescimento de 53% em vendas de vans e picapes

A divisão de veículos comerciais brasileira da montadora norte-americana respondeu por 20% das vendas totais da marca no país de janeiro a junho

Aline Feltrin

A Ford Pro, divisão de veículos comerciais da montadora norte-americana, encerrou o primeiro semestre de 2025 com alta de 53% nas vendas no Brasil, em relação ao mesmo período do ano passado. O crescimento, puxado principalmente pela picape Ranger, marca um novo patamar para a operação comercial da empresa no país e consolida a divisão como um dos pilares estratégicos da Ford na América do Sul.

Com cerca de 4 mil unidades emplacadas no acumulado de janeiro a junho — das quais mais de 1.100 em junho, o melhor resultado mensal desde a criação da Ford Pro, em 2021 — a operação brasileira respondeu por 20% das vendas totais da marca no país no período. Na América do Sul, a participação foi ainda maior: 22%, segundo Guillermo Lastra, diretor da Ford Pro na região.

“O segmento de veículos comerciais vem se consolidando como um dos motores do crescimento da Ford na América do Sul, mesmo em um ambiente macroeconômico desafiador, com juros elevados e crédito restrito”, afirma Lastra.

O principal destaque do portfólio foi a Ranger, que avançou 111% no semestre, somando aproximadamente 2.300 unidades vendidas. A picape teve crescimento especialmente nas versões XL e XLS, voltadas ao público comercial e equipadas com câmbio manual ou automático. Já a linha Transit, de vans, cresceu 6% no mesmo período, acompanhando a média do mercado.

A versão 2026 da Transit passou a contar com novos equipamentos de série, arquitetura eletrônica atualizada e garantia de dois anos sem limite de quilometragem.

Venda para frotistas ganha tração

A diversificação de clientes também tem impulsionado o desempenho da Ford Pro. A divisão atende desde setores como aeroportos, entrega urbana e eletricidade, até áreas como defesa civil, transporte de cavalos e motorhome. Locadoras e pequenos frotistas têm papel relevante nessa equação, segundo Ivan Nakano, gerente comercial da Ford Pro.

“Temos uma linha completa e moderna de picapes e vans, mas também uma estrutura de serviços preparada para entregar produtividade e reduzir o custo total de operação dos clientes”, afirma Nakano. “Isso tem sido essencial para ganhar espaço em um segmento competitivo.”

Assinatura responde por 10% das vendas

Uma das principais apostas da Ford Pro tem sido o modelo de assinatura de veículos, lançado no fim de 2023 e consolidado ao longo de 2024. No primeiro semestre deste ano, o serviço representou cerca de 10% das vendas da divisão no Brasil. Atualmente, há cerca de 500 contratos ativos, segundo a empresa.

O modelo tem ganhado adesão entre pequenos e médios empreendedores que atuam em setores como entregas para e-commerce. A possibilidade de assinar veículos modificados — como furgões refrigerados ou com baú — tem ampliado o alcance da solução. Mais de 20 veículos transformados já operam nesse formato.

“O lançamento do chassi da Transit nos permitiu entrar com força nesse nicho de veículos transformados por assinatura, algo muito demandado por quem busca soluções ágeis e sem burocracia”, explica Lastra. Entre os clientes do serviço estão também prefeituras e governos estaduais, como o da Bahia, que utilizam os veículos em operações de saúde e segurança pública.

Segundo o executivo, entre 40% e 50% dos veículos comerciais vendidos pela Ford Pro no Brasil já saem de fábrica com algum tipo de modificação — um indicativo da estratégia da montadora de oferecer soluções completas e sob medida para frotistas de diferentes portes e perfis.

Expansão mesmo com crédito restrito

Apesar do cenário macroeconômico pouco favorável para o financiamento de veículos comerciais, a Ford Pro conseguiu manter o ritmo de crescimento ao apoiar-se em um ecossistema de produtos e serviços integrados. “A estabilidade na demanda por picapes e vans comerciais leves se deve à combinação entre oferta de modelos atualizados, conectividade gratuita e um pacote de serviços que agrega valor ao frotista”, diz Lastra.

Com o bom desempenho no semestre, a expectativa da companhia é acelerar ainda mais no segundo semestre. “A Ford Pro está posicionada para crescer. Temos produto, rede de atendimento e serviços prontos para entregar produtividade ao cliente comercial”, resume Nakano.

Ford Pro em números – 1º semestre de 2025

  • Crescimento de 53% nas vendas em relação ao 1º semestre de 2024
  • Cerca de 4 mil unidades vendidas (soma de Ranger e Transit)
  • Mais de 1.100 veículos emplacados em junho, maior volume mensal da divisão desde 2021
  • Ranger: crescimento de 111% no semestre
  • Transit: crescimento de 6% no semestre
  • Assinatura: 10% das vendas totais da divisão
  • Modificações: entre 40% e 50% dos veículos vendidos são transformados

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