Como a ConectCar reduziu em 50% os reenvios com tecnologia de inteligência logística

Com o suporte da plataforma de inteligência logística da Intelipost, a taxa de reenvios caiu de 3% para 1,5%, o volume de pedidos aumentou 23% entre 2023 e 2024

Aline Feltrin

A ConectCar, empresa de meios de pagamento automático para mobilidade urbana e rodoviária, alcançou uma redução de 50% na taxa de reenvios de pedidos desde que passou a utilizar as soluções da Intelipost, em setembro de 2023. A parceria resultou em uma reestruturação da operação logística da companhia, com impacto direto na eficiência, na experiência do cliente e no crescimento das vendas.

Com o suporte da plataforma de inteligência logística da Intelipost, a ConectCar automatizou processos, ampliou a visibilidade da cadeia logística e adotou ferramentas como a Torre de Controle 360, Cotação de Frete, Auditoria e Gestão de Entregas. Como resultado, a taxa de reenvios caiu de 3% para 1,5%, o volume de pedidos aumentou 23% entre 2023 e 2024, e o nível de cumprimento de prazos (SLA) alcançou média de 98,3%, com meta de chegar a 98,5% até o fim de 2025.

“A parceria com a Intelipost nos possibilitou automatizar processos e ganhar visibilidade em tempo real da operação logística. Isso nos permitiu reduzir a taxa de reenvios pela metade e melhorar a experiência do cliente, com mais previsibilidade e menos acionamentos ao atendimento”, afirma Michelli Cristina, coordenadora de Suprimentos da ConectCar.

Antes da adoção da nova tecnologia, a operação da ConectCar era sustentada por controles manuais, planilhas e malotes físicos. Apesar de entregar um serviço considerado de qualidade, a ausência de integração digital com as transportadoras limitava o potencial de ganho em escala e eficiência.

Comparação entre taxas e prazos

Além de reduzir falhas operacionais, a nova abordagem contribuiu para uma gestão mais estratégica dos custos logísticos, permitindo à empresa comparar prazos e taxas entre transportadoras em tempo real e atuar de forma proativa diante de eventuais atrasos ou inconsistências.

Com presença em 100% das rodovias pedagiadas e mais de mil estacionamentos no Brasil, a ConectCar é controlada por Itaú Unibanco e Porto. A empresa também opera as tags de mobilidade vinculadas a essas instituições financeiras, entre outras parcerias.

Para os próximos meses, a companhia avalia incorporar novas soluções da Intelipost, com foco em acelerar ainda mais a escalabilidade da operação e oferecer maior conveniência ao consumidor.

Especializada em inteligência logística, a Intelipost oferece uma plataforma para e-commerces, varejistas, marketplaces e operadores logísticos.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também