O Porto do Itaqui, localizado em São Luís (MA), alcançou um marco histórico no primeiro semestre de 2025. Entre janeiro e junho, o terminal público movimentou 17,2 milhões de toneladas de cargas, o maior volume já registrado no período e 10% superior ao do mesmo intervalo de 2024. O resultado também supera em 7% a meta planejada para os seis primeiros meses do ano.
O desempenho expressivo consolida a posição do Itaqui como um dos principais hubs logísticos do país, com destaque para a movimentação de granéis sólidos, que responderam por cerca de 70% do total. A soja liderou com 8,8 milhões de toneladas movimentadas — 10% a mais que no ano anterior. Já os fertilizantes registraram alta de 39%, chegando a quase 2 milhões de toneladas. Produtos como ferro gusa e cobre também apresentaram crescimentos relevantes, com aumentos de 20% e 19%, respectivamente.
Nos granéis líquidos, que representam 25% da movimentação total, o destaque foi o sebo, cuja movimentação saltou 70% frente ao ano anterior. A soda cáustica cresceu 10%, e os derivados de petróleo mantiveram tendência de alta, contribuindo para a diversificação do portfólio de cargas.
Impactos econômicos
O desempenho do Itaqui tem gerado reflexos positivos na economia maranhense, ao impulsionar a produção agrícola e industrial, ampliar a demanda por insumos e reforçar a infraestrutura logística. “Esse aumento nas cargas movimentadas mostra que o porto está operando com eficiência e atraindo mais negócios. Isso fortalece a imagem do Maranhão como um hub logístico confiável em todo o Brasil”, avaliou Isa Mary Mendonça, presidente em exercício do porto.
Segundo Isa, além de reforçar a confiança de investidores públicos e privados, os resultados ajudam a atrair novos empreendimentos industriais, logísticos e agrícolas para o estado.
Investimentos e expansão
Com foco na expansão da capacidade operacional, o Porto do Itaqui tem investido em infraestrutura. Um dos destaques é a construção do Berço 98, que deverá adicionar mais de 8 milhões de toneladas por ano à capacidade de exportação do terminal, além de impulsionar o faturamento anual em cerca de 20%.
Outro avanço foi a ampliação das operações do tipo ship-to-ship — transferência de carga de navio para navio — com o início das atividades no Berço 108, em julho. A medida permite liberar outros berços para diferentes operações, reduzindo o tempo de espera das embarcações e aumentando a produtividade geral. Agora, o Itaqui conta com dois berços dedicados a esse tipo de operação (106 e 108).
Números do semestre
Granéis Sólidos
- Soja: 8,8 milhões de toneladas (+10% vs 2024)
- Fertilizante: 1,98 milhão (+39%)
- Ferro gusa: 316,9 mil (+20%)
- Cobre: 453,4 mil (+19%)
Granéis Líquidos
- Derivados de petróleo: 4,13 milhões (+7%)
- Soda cáustica: 50,3 mil (+10%)
- Sebo: 21,8 mil (+70%)
Carga Geral
- Trilhos: 16 mil toneladas (+16% vs 2024 e +130% vs planejado)
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