LATAM adota software que reduz CO₂ e consumo de combustível

Companhia aérea implementa software de monitoramento de desempenho em mais de 340 aeronaves e amplia programa de eficiência operacional

Redação

O grupo LATAM anunciou a conclusão da implementação de um novo sistema de monitoramento de desempenho em toda a sua frota. Desenvolvido pela empresa europeia Storkjet, o software Aircraft Performance Monitoring (APM) promete reduzir significativamente o consumo de combustível da companhia, com potencial de evitar a emissão de até 7,9 mil toneladas de dióxido de carbono por ano.

A ferramenta já está em operação em mais de 340 aeronaves do grupo e permite uma economia média de 7 quilos de combustível por voo — o equivalente a cerca de 22 quilos de CO₂. Segundo estimativas da LATAM, isso pode gerar uma economia de aproximadamente US$ 2,5 milhões anuais apenas com combustível.

Além de ajustar o planejamento de voo de acordo com o desempenho real das aeronaves — que tende a se degradar com o tempo —, o sistema auxilia na identificação de intervenções de manutenção com impacto direto na eficiência, como lavagem de motores, limpeza da fuselagem e alinhamento de superfícies de controle.

Outra funcionalidade do APM, voltada especificamente para a frota Airbus, é o recurso Idle Factor. Ele permite ajustar o ponto ideal para início da descida da aeronave, com menor uso dos motores e menor resistência aerodinâmica, contribuindo para operações mais suaves e com menor consumo.

A iniciativa fortalece o programa Fuel Efficiency, lançado em 2010 pelo grupo LATAM que permitiu ao grupo reduzir suas emissões em mais de 5,6 milhões de toneladas de CO₂, com uma melhora de 6,5% na eficiência operacional — o que representa a economia de mais de 2 milhões de barris de combustível por ano.

A economia de emissões obtida até agora equivale ao total gerado pelas operações da companhia no Chile, Equador e Colômbia em um ano, ou a quase metade das emissões diretas (escopo 1) do grupo LATAM no mesmo período.

A implementação do APM faz parte da estratégia de longo prazo da LATAM para descarbonização da aviação, que inclui ainda a modernização da frota, iniciativas de uso de combustíveis sustentáveis e compensações de carbono.

Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também