A Scandinavian Airlines (SAS) firmou acordo para adquirir 45 jatos Embraer E195-E2, com direitos de compra para 10 aeronaves adicionais. Esta é a maior encomenda de jatos da SAS diretamente a um fabricante desde 1996. Excluindo os direitos de compra, o valor do pedido é de aproximadamente US$ 4 bilhões.
As primeiras entregas estão previstas para o final de 2027, com entregas adicionais ao longo de aproximadamente quatro anos. “Este é um momento decisivo para a SAS”, afirma Anko van der Werff, presidente & CEO da SAS. “O Embraer E195-E2 é uma aeronave de classe mundial, que combina desempenho excepcional, ótima eficiência de combustível e conforto. É a aeronave certa para apoiar nosso crescimento futuro e para desenvolver nossa malha área tanto na Escandinávia quanto em outras regiões.”
O E195-E2 desempenhará um papel vital na otimização das operações da SAS e no aprimoramento da conectividade na Escandinávia e na Europa. O porte e o alcance do jato são feitos sob medida para complementar a frota existente da SAS e a estrutura de suas rotas, permitindo mais frequências, melhor flexibilidade da malha aérea e custos mais baixos por voo.
Construído para o futuro da aviação sustentável
A família de aeronaves E2 opera com 100% de combustível sustentável de aviação (SAF), e é certificada para voar com blends de até 50% de SAF. O E195-E2 é uma aeronave inovadora em termos de eficiência, desempenho e conforto do passageiro. “Estamos confiantes de que essas aeronaves desempenharão um papel crucial na estratégia de renovação e expansão da frota da SAS, apoiando seus planos arrojados de crescimento e aprimorando suas capacidades operacionais”, afirma Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.
Impulsionado pelos motores geared turbofan PW1900G da Pratt & Whitney, o E195-E2 oferece reduções de dois dígitos no consumo de combustível, emissões e ruído em comparação com aeronaves de geração anterior. A nova frota ajudará a reduzir a pegada ambiental da SAS e reforçará sua posição de liderança na redução do impacto climático da aviação.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.