A DHL Express, operadora logística especializada em cargas expressas, e o Sebrae anunciaram uma parceria inédita voltada para as micro e pequenas empresas (MPEs). A ideia é capacitar e empoderar esses empresários a cruzar fronteiras e participar do comércio internacional. Trata-se de um universo significativo: aproximadamente 96% das empresas registradas no país enquadram-se na categoria de MPEs, mas muitas ainda enfrentam desafios para expandir seus negócios para o exterior.
Segundo dados do Sebrae, as micro e pequenas empresas representaram, em 2024, cerca de 27% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e somam mais de 12 milhões de empresas no país. Apesar dessa força, as exportações das MPEs representam apenas 1% do volume total do Brasil. Um dos principais obstáculos está na desinformação sobre os processos de exportação e nos custos envolvidos.
Para ajudar os empreendedores a ampliar sua fonte de receita para mais de 220 países e territórios, a parceria visa prepará-los de ponta a ponta nesse processo. O Sebrae ajudará a empresa a se organizar antes de qualquer venda internacional, auxiliando nas estratégias de busca por fornecedores internacionais, precificação, adaptação de embalagens e emissão de documentos fiscais, por meio de cursos, e-books e artigos. Já a DHL Express disponibilizará uma plataforma gratuita com vídeos interativos que explicam em detalhes como exportar e importar, além de oferecer consultoria gratuita em qualquer etapa do processo.
Ainda pelo lado da DHL Express, a empresa oferecerá atendimento consultivo personalizado e descontos progressivos nos fretes, a partir de 65%, facilitando o acesso de micro e pequenas empresas a tarifas mais competitivas. Também prestará apoio na documentação e acompanhamento nos primeiros embarques, garantindo mais segurança e eficiência nos processos.
“Nós já possuímos serviços específicos para MPEs e sabemos do potencial desses negócios. Ainda assim, muitas micro e pequenas empresas deixam de exportar porque acham que o processo é complicado. Nossa intenção com a parceria é mostrar que crescer globalmente é mais acessível do que parece e criar ainda mais possibilidades para gerar novas histórias de sucesso”, explica a VP Comercial da DHL Express, Patricia Starling.
Segundo relatório da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) , a indústria de transformação é a que mais exporta entre as microempresas e MEIs. Em 2024, o setor representou cerca de 81% das empresas exportadoras, superando agropecuária, indústria extrativa e outros segmentos.
Desconhecimento e desinformação
“O empreendedor muitas vezes nem cogita exportar, nem pensa que o mercado externo pode ser para ele também. Percebemos que há percepções equivocadas sobre o comércio internacional e falta de informações e, mesmo quando identifica esse potencial, na maioria das vezes sente-se perdido sobre como fazer para chegar lá”, diz Roberta Aviz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae ( abaixo).
“É aí que o Sebrae e seus parceiros entram, apoiando o empreendedor ao longo de toda a sua jornada para acessar o mercado externo, com conteúdo, cursos, consultorias e ações de aproximação comercial. A parceria vai colocar à disposição dessas empresas uma grande rede de consultores e de serviços para auxiliá-los a vender e comprar internacionalmente”, detalha Roberta.
Empreendedorismo
A DHL Express oferece uma solução completa porta a porta, com armazém alfandegado próprio em Viracopos, em Campinas (SP), e realiza a liberação alfandegária. A empresa também disponibiliza a plataforma MyDHL+, que centraliza as operações logísticas em um único ambiente digital, permitindo que os empreendedores agendem coletas, rastreiem envios e realizem pagamentos com mais praticidade.
A CEO da DHL Express no Brasil, Mirele Mautschke, conta que existe uma afinidade importante entre a courier e as MPEs: a origem. “A DHL começou com uma iniciativa de três jovens empreendedores. Hoje, atua em mais de 220 países, com soluções que impactam positivamente a vida de milhares de pessoas e negócios. A parceria com o Sebrae, uma instituição que tem o propósito de impulsionar o empreendedorismo no Brasil, aproveita essa sinergia com a DHL Express e define como propósito incentivar que essas PMEs importem e exportem mais. Queremos mostrar para essas empresas que atuar no comércio internacional é para todos. O que é necessário é informação, consultoria e diversidade de serviços para todo tipo e volume de carga”, afirma.
Segundo a executiva, essa é uma iniciativa que a DHL coloca em prática globalmente. “A participação das micro, pequenas e médias empresas no faturamento global da DHL chega a 50%, o que é muito representativo. E aqui no Brasil, como a participação dessas empresas ainda é muito tímida, percebemos que era necessário customizar algo para atender à necessidade do nosso negócio e do deles. Há muito tempo o atendimento da DHL é segmentado justamente para falar a linguagem e atender à especificidade de cada cliente”, diz.
“Vejo um potencial muito grande para a exportação. Quando comparamos exportação e importação, o Brasil é um grande exportador de commodities e um grande importador de partes, peças e produtos acabados. Então, colaborar com a diversificação da pauta de exportação pode ser uma grande oportunidade para as PMEs”, afirma a CEO.
Turbulência internacional
Sobre a turbulência do cenário geopolítico internacional e o impacto na cotação do petróleo e, consequentemente, no frete aéreo, Mirele afirma que tais movimentos sempre existiram e continuarão existindo. “A beleza de se trabalhar na logística e atender globalmente é contar com a opção de movimentar a operação e, muitas vezes, quando há dificuldades de demanda, é possível se reorganizar e atender à rede da melhor forma possível. Sem dúvida, são momentos de incerteza, mas estamos muito bem posicionados e conseguimos reagir, como com mudanças de rotas. Mas, obviamente, quando os custos operacionais sobem, muitas vezes não há outra opção a não ser repassar ao consumidor. Nosso foco é a operação internacional, mas também atuamos no mercado doméstico, o que nos permite equilibrar as operações, ser mais robustos e ganhar escala, já que temos presença em todos os estados.”
A DHL Brasil já pratica o multimodalismo na importação e na exportação, com uso do transporte rodoviário nas operações de carga aérea. Além disso, toda a parte de documentação e liberação da carga está contemplada nas opções de operações porta a porta. “Obviamente, como courier, nossa operação está pautada pelo tempo, pela urgência. Nossa operação é expressa. No Brasil, temos parte da distribuição feita por via rodoviária, até mesmo por conta das dimensões geográficas, e para minimizar custos”, explica Mirele.
“Em termos de expectativa de crescimento do volume operado, esperamos no mínimo 10% no início, mas temos confiança de que esse aumento será ainda mais expressivo ao longo do tempo. Não podemos esquecer que muitas das grandes empresas começaram pequenas”, conclui a CEO da DHL Express no Brasil.
Destaques da parceria
- 1. Combinação de expertise
Sebrae com conteúdos para o preparo da empresa em estágios iniciais e a DHL com a logística. - 2. Portal educativo da DHL
Com mais de 32 vídeos rápidos e explicativos que ensinam em detalhes como exportar e importar. - 3. Parcerias adicionais
Oferecem insight de mercado, tendências e dicas valiosas. - 4. Consultoria gratuita da DHL
Em qualquer etapa: desde o início, quando o cliente ainda não tomou a decisão de exportar, até os três primeiros meses das suas exportações. - 5. Programa de Mentoria
Liderado pelo Sebrae: 15 no Paraná e 15 no Rio de Janeiro.
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